25 empreendedores e um segredo

25 empreendedores e algo em comum

Gente, que desafio delicioso produzir esse artigo sobre empreendedores! Ao final do texto você vai entender que não se trata apenas de uma lista de nomes. Tenho um motivo para fazer isso e quero compartilhar com você.

Aperte o play para ficar mais emocionante! Sugestão de trilha sonora: Daft Punk – Harder Better Faster

Em março de 2017, fiz uma seleção de mulheres empreendedoras indicadas pelo público da minha rede social. A ideia era celebrar o Dia Internacional da Mulher, dar destaque e expressar a nossa admiração por elas e seus projetos. Resolvi então fazer uma versão com homens empreendedores #gentis e pedi da mesma maneira que as pessoas indicassem nomes. Percebi ainda mais que o empreendedorismo está no sangue do brasileiro e que tem muita gente boa com projetos excelentes que merecem destaque.

Recebi ótimas indicações nos comentários do post, inbox e também por e-mail, talvez cerca de uma centena. Meu desejo era pesquisar sobre todos os indicados, um a um, e fazer um listão, mas isso não foi possível. Para conseguir dar conta sem demorar tanto, meu critério foi simples: selecionar aqueles que eu já tinha uma boa noção sobre sua atitude empreendedora e gentil. Vamos lá! A lista está em ordem alfabética.

25 empreendedores e um segredo: a Gentileza!

 

1) ALEXANDRE FORMAGIO – Fundador da Media Education

O dinamismo é parte marcante do trabalho de Alexandre. Ele é o criador da Media Education, uma empresa voltada para a qualificação de profissionais em Comunicação Digital e responsável por vários eventos e cursos importantes nessa área e em Marketing e Publicidade. Seu diferencial é a busca constante por novos modelos de ensino pensando em trazer mais atratividade e envolvimento do seu público-alvo.

Conheci o Alê por meio da Liliane Ferrari, quem me convidou para fazer parte do line up da edição de 2016 do Content Summit. Depois disso mantivemos contato e adorei conhecer de perto o trabalho dele. O cara sabe muito sobre várias coisas. Alexandre é carinhoso, dá atenção olhando nos olhos e gosta de ensinar.

 

2) ALEXANDRE SILVA – Diretor de Novos Negócios da Silva & Ferreira e da Silbec Corretora

25 empreendedores e um segredoCom mais de 20 anos de experiência e tendo passado por grandes empresas como Nestlé, Sadia e Pepsico, Alexandre, encontrou no desenvolvimento de novos negócios a sua grande paixão. Ele atua com foco principalmente na proteção de bens e planejamento econômico e financeiro de empresas.

O objetivo é ajudar seus clientes e trazer novas oportunidades. Conheci Alexandre em uma reunião do BNI e desde então já fizemos negócios juntos e venho acompanhando seu crescimento principalmente por meio do Linkedin.

3) ARMINDO FERREIRA – Criador do Blog do Armindo

25 empreendedores e um segredoArmindo é um querido que conheci em Foz do Iguaçu, durante nossa participação como palestrantes no Blogando. Ele é consultor e creator nas áreas de novas tecnologias, inovação, negócios, cultura geek, Marketing e assuntos ligados à internet. Ele foi considerado uma das 30 pessoas mais influentes no ambiente digital pelo Youpix, o maior festival de cultura da internet do Brasil.

Armindo tem mais de 15 anos de experiência como redator e se dedica integralmente ao trabalho no universo digital. O cara é apaixonado por esse universo e sabe expressar muito bem para o seu público.

4) CHICO MONTENEGRO – Fundador do portal Olhe Fora da Caixa

25 empreendedores e um segredo

Chico é aquele cara que coloca você pra cima e que acredita que você pode ser alguém MUITO FODA! Basta você fazer acontecer. Com o mote “onde as pessoas comuns quebram padrões” a proposta do seu blog é desenvolver e elevar o potencial de seus seguidores e alunos. Há 12 anos ele usa a internet para criar negócios e usa temas como crescimento pessoal, autoconhecimento, produtividade, desenvolvimento pessoal e felicidade para estimular outras pessoas a descobrirem suas paixões e sua arte.

Chico tem um trabalho incrível de mentoria de implementação de negócios digitais, da qual eu sou cliente e tenho o maior orgulho. Um mestre gentil em várias coisas e um empreendedor mão na massa.

 

5) CRISTIANO SANTOS – Jornalista, palestrante, consultor e professor

25 empreendedores e um segredoEncontrei o Cris poucas vezes pessoalmente, mas tenho confiança nele, sabe? O cara é onipresente, rs, está em vários lugares ao mesmo tempo, super batalhador e amigo. Ele é especialista em mídias sociais, consultor, palestrante e professor. Consolidou sua carreira na Editora Globo, onde atuou por 10 anos e cuidou da gestão de 16 marcas nas mídias digitais.

Cristiano já foi premiado como Profissional Destaque no Ano na categoria Fomento do Mercado no Prêmio Share Social Media 2015 e agora está desbravando o Brasil empreendendo com seus cursos e consultorias.

 

6) DANIEL RIBEIRO – Fundador do GoEuropa

25 empreendedores e um segredo

Esse cara é genial. Apaixonado pela Europa ao ponto de um dia ter tido uma ideia incrível de negócio: o GoEuropa. Daniel incentiva e ajuda as pessoas a viajarem mais gastando menos. Ele tem um curso online que ensina coisas sensacionais sobre Europa e técnicas de viagem. Ele garante que se você seguir os passos, vai gastar pelo menos 50% menos do que gastaria comprando uma viagem de maneira tradicional. Daniel é meu conterrâneo! Somos de Niterói, RJ, e nos conhecemos há muitos anos, talvez em 1997.

Mas, só em 2015 nos “esbarramos” no universo do empreendedorismo digital e estreitamos nossa relação. Ele é um dos caras que mais me incentivou a realizar o meu curso online. Com sua gentileza, me deu um monte de dicas ótimas e me ensinou com sua própria experiência.

7) FLÁVIO DULTRA – Especialista na área de Entretenimento

25 empreendedores e um segredoFlávio nasceu para a música e para a indústria do entretenimento. Ele tem aquela energia própria da Bahia. Um cara super do bem, atencioso e cheio de garra para fazer acontecer. Especializado em Direitos Autorais, Produtos Fonográficos e Produção e Gestão de Eventos Nacionais e Internacionais, ele atua como consultor e produtor. Já atuou na Gestão Nacional e Internacional do catálogo da artista Daniela Mercury.

Atualmente, é Coordenador de Produção na Candyall Entertainment e responsável pela produção executiva e Gestão da Carreira do artista Carlinhos Brown.

8) GABRIEL ESTRELA – Projeto Boa Sorte

25 empreendedores e um segredoAlém de corajoso, Gabriel Estrela realmente brilha e veio a este mundo para iluminar vidas. Ele é artista de teatro, ativista e youtuber. Seu tino empreendedor se tornou ainda mais visível com o Projeto Boa Sorte, uma linda e importante iniciativa que aborda questões sobre HIV (e muito mais) através de arte, informação e acolhimento de uma maneira leve. Gabriel conta que vive bem e em tratamento para o HIV desde 2010. Ele lida com esse diagnóstico e todo o estigma que ele carrega. Em sua fanpage, fala que muita parte desse tempo passou pensando que era culpado disso e que havia algo que ele tinha feito de errado. Mas, hoje ele compreende que na verdade todos nós somos culpados por não falarmos sobre um assunto tão importante como deveríamos e acabamos tratando como tabu.

Eu conheci o Gabriel no dia 22 de julho de 2017, no Bar Pirajá, dos Jardins. Tivemos uma conversa tão gostosa e ao mesmo em um tom de desabafo. Resumindo, descobrimos que temos missões parecidas neste mundão, a de humanizar o que já deveria ser humanizado. E eu estou doida para produzir alguma coisa em parceria com ele. Gentileza pura esse menino. Conheça e compartilhe o Projeto Boa Sorte. 

9 e 10) GABRIEL MAGALHÃES E LUIZ CLAUDIO SOUZA – Sócios e arquitetos

25 empreendedores e um segredo

Gabriel e Luiz (respectivamente na foto) têm um olhar humanizado sobre a arquitetura, tanto para projetos residenciais quanto comerciais. Essa dupla maravilhosa de arquitetos baianos têm um profissionalismo que até dá vontade de comprar uma casa nova só para eles deixarem a marca deles lá. Só para você ter uma ideia, o propósito deles é inovar constantemente para surpreender, emocionar e garantir o bem-estar das pessoas. Eles fazem isso porque têm um olhar para o outro com sensibilidade, e assim conseguem transformar a vida das pessoas através de soluções criativas e originais de arquitetura e design. Lindo!

Recentemente, eu tive o privilégio de fazer um trabalho de mentoria com eles para ajudá-los no novo posicionamento da marca. O resultado disso você vai conferir em breve, pois vão lançar um novo projeto digital que vai abalar as estruturas da internet. Aguarde!!!

11) GABRIEL VENTURIM – Fundador e consultor na OTB Assessoria em Projetos

25 empreendedores e um segredoUm cara inteligente para caramba que o mundo precisa conhecer. Ele é formado em Economia, é especialista na área de Business Valuation e atualmente cursa mestrado na USP e atua como consultor na sua empresa, a OTB. É tão fera que além disso tudo também é membro do Conselho de Administração da Brasil Desenvolvimento Urbano (BrDU Urbanismo).

Gabriel é muito agradável, um amigo bom de conversa. Muito queridão! Mas, tem uma coisa nele que eu adoro ainda mais: ele é dono de uma marca de CHOCOLATES, a Modova! Entendeu agora porque o nome dele está nesta lista? Vejo chocolates chegando à porta amanhã. Hahaha. Brincadeiras à parte (com um fundinho de verdade).

12) HUGO SANTOS – Fundador da Motivo Marketing e Palestras & Conteúdo.

25 empreendedores e um segredoConheci Hugo por causa de uma palestra que dei no Social Media Week 2015. Depois disso nunca mais perdemos o contato. Empreendedor inteligente e dinâmico. Ele é expert em Inbound Marketing e Vendas Consultivas.

Ganhou no RD Summit 2016 o Prêmio Agências de Resultados, 2º lugar na categoria Melhor Campanha Integrada. Ele é daqueles que você pode varar o dia batendo papo, conversando sobre absolutamente tudo. Quando nos encontramos, falamos pelos cotovelos. Sempre cheio de ideias, de um sorriso no rosto e muita disposição.

13 e 14) JULIANO LEME E JUNIOR SALES – Fundadores e sócios da Agência InterUP e na SM.PLACES

25 empreendedores e um segredoJuliano e Junior (respectivamente nas fotos). Não se trata de uma dupla sertaneja, mas de uma dupla poderosa com muita vontade de dominar o mundo. Assumiram o desafio de desbravar o mundo digital em busca de resultados para os seus clientes. Na InterUP focam suas ações em estratégias digitais sob o comando de Juliano, que tem mais de 10 anos de experiência nesse segmento e é reconhecido como um dos melhores profissionais de Search do Brasil. Também merece o prêmio de um dos caras mais cheirosos que eu conheço. Gente, é sempre muito perfumado.

25 empreendedores e um segredoJá na SM.PLACES quem lidera é o Junior, focando seus esforços em uma plataforma de Marketplace que oferece uma nova estrutura de vendas e compras online para shoppings virtuais que promete revolucionar as relações online. Todo estiloso e sutil, chega de mansinho e conquista sua atenção.

Os dois são muito amigos e assim também vão conquistando a amizade das pessoas. São dois rapazes que estão sempre inventando e se reinventando.

15) JULIO GUIMARÃES – Fundador da Guima Viagens e consultor online

25 empreendedores e um segredoFundou a agência e consultoria Guima Viagens, que tem como maior diferencial a rapidez dos processos de compra online de passagens e pacotes de turismo. É ele quem cuida do meu passaporte, vistos e afins. De Salvador veio desbravar São Paulo, abriu sua empresa aqui, conquistou mercado, e voltou para os braços da Bahia. De lá conversa com o mundo inteiro e também viaja pelo mundo todo. Julio é arretado, dá conta de tudo.

Sua proposta enquanto empreendedor é facilitar a vida dos clientes organizando da melhor maneira a sua viagem, seja a lazer ou para negócios. O objetivo é ser parceiro do viajante e estar disponível em diversos meios de comunicação online como Skype e redes sociais. Um querido necessário que vai facilitar a sua vida.

16) LEO BARABAS – Criador do Na ponta da linha

25 empreendedores e um segredoLeo tem um trabalho diferente de tudo que eu já vi, e adorei conhecer! Ele é apaixonado por pesca esportiva e a transformou em um negócio interessantíssimo. Conheci o trabalho dele por meio da Daniela de Paula, minha cliente, fundadora do Criatividade em Rede.

O Leo tem um canal no Youtube chamado “Na ponta da linha”, onde une informações de conscientização ambiental e pesca esportiva no Rio de Janeiro. Cada programa tem um tema principal e inclui dicas ambientais e para quem pratica a modalidade. Exemplo de como podemos unir paixão, criatividade e business.

 17) LEONARDO MUNARI – Consultor Empresarial e sócio da ACT SERV

25 empreendedores e um segredo

Conheci o Leonardo no Empretec, em 2015. Fizemos parte do mesmo grupo de trabalho de Planejamento de Marketing e levamos o prêmio nº1 nesta categoria do desafio. Nos demos super bem pois ele é um cara sincero e amável. De lá para cá nos encontramos algumas vezes e ele me apresentou a empreendedora Laura Gurgel, do Clube de Negócios, com quem já fiz parceria e mantenho contato.

Leo é Counsel Corporate, Advisory Tax and Compliance e atua como Consultor Empresarial de Negócios, Tributos e Compliance. É sócio fundador da ACT SERV, que tem destaque no mercado brasileiro por suas soluções em serviços paralegais e logística jurídica que visam levar seus clientes a desenvolverem vantagens competitivas estratégicas. Vejo no Leonardo um objetivo claro: garantir o sucesso do negócio de seus clientes em todas as linhas de atuação.

18) LUIZ CARDINALI – Assessoria personalizada para compra e venda de veículos

25 empreendedores e um segredoApaixonado pelos ruídos dos motores, Luiz criou uma assessoria de venda e de compra de veículos. Ou seja, se você tiver um veículo para vender, ele vai te ajudar como ninguém. Se quiser comprar um veículo, ele também vai resolver todos os seus problemas. Ou melhor, evitar que você tenha algum.

Luix, como eu o chamo carinhosamente, é mais uma prova viva de que é possível transformar uma paixão em negócios. O objetivo do seu trabalho é dar consultoria para que as pessoas tenham cada vez uma relação melhor com os seus carros e possam aprender como fazer melhores compras e vendas eficientes de veículos. Conheci o Luiz porque ele é marido da Vivi Cardinali, uma cliente que virou uma amiga querida.

19) MARCELO BUENO – Co-fundador e organizador do evento Blogando

25 empreendedores e um segredo

Marcelo é um fofo. Em parceria com a Simone Bazotti, ele fundou em 2012 o Blogando, evento que vem conquistando várias cidades do Brasil.  Nos conhecemos na edição de Foz do Iguaçu, em outubro de 2016, quando participarei com a palestra Marketing de Gentileza. Mais que um evento, o Blogando funciona como um hub de cursos, workshops e palestras sobre Mídias Sociais e Marketing Digital.

Marcelo usa principalmente as mídias digitais para divulgar seu trabalho e fazer a diferença no mercado online. Ele é um cara super atencioso com todos mesmo em meio a agitação do mundo dos eventos. Aposto muito nele e vejo que em um futuro breve essa iniciativa vai ganhar uma proporção até internacional.

20) MARCELO SALES – Criador do blog “O cara do Marketing

25 empreendedores e um segredo

Conhecido pelo seu blog “O Cara do Marketing”, Marcelo é empreendedor na área de Inbound Marketing e tem ajudado muitas empresas a crescerem por meio do marketing digital. Tem mais de 17 anos de atuação nas áreas de Comunicação, Design e Marketing. Para ele, ensinar o que aprendeu ao longo de sua carreira é natural e orientar pessoas é uma paixão. Em seu blog, oferece conteúdo sobre estratégias de Marketing Digital que possam fazer a diferença no dia a dia do empreendedor.

Conheci o Marcelo em 2015, por indicação do Chico Montenegro (que eu também citei anteriormente). Ele também é um cara super atencioso, gosta de ajudar, de bater papo e tem sempre uma dica nova de ferramenta para melhorar sua produtividade.

21) MATHEUS DE SOUZA – Escritor e freelancer 

25 empreendedores e um segredoEscritor, growth hacker, o 3º na lista do Linkedin TopVoice 2016. Matheus, de Tubarão, Santa Catarina, tem apenas 27 anos, mas já é uma espécie de MacGyver. O cara é graduado em Relações Internacionais e com MBA em Gestão de Negócios, é colunista de portais como HuffPost, Transformação Digital, Administradores e CONTI Outra. É sócio da Crush Design, uma startup focada em mobiliário digital e design open source, é co-fundador da Revelaí, startup que facilita a revelação de fotos através de um buscador que faz a ponte entre lojistas e clientes. Ele escreve uns artigos top sobre vários assuntos como vida, produtividade e carreira.

Nos conhecemos pessoalmente em um evento na sede do Linkedin e estamos sempre nos apoiando nas redes. Admiro o Matheus por vários motivos: além de ser gentil, ele não é nada clichê, é também um empreendedor com um forte propósito e busca por um estilo de vida e carreira livre, leve e solto, pelo mundo!  Um dia ainda vamos nos esbarrar em Praga, nossa cidade predileta do Leste Europeu.

22) PAULO SILVESTRE – Jornalista, Professor e Palestrante.

25 empreendedores e um segredoGrande Paulo, grande amigo e parceiro. Eleito como LinkedIn Top Voice 2016, uma categoria que destaca os brasileiros mais atuantes na rede. Jornalista e apaixonado por tecnologia, ele está online desde 1987. Ao todo, ele acumula 24 anos de carreira focada exclusivamente em produtos digitais, mídia e e-commerce e atua como palestrante e professor, ajudando empresas e empreendedores a extrair o máximo de suas operações. Compartilhar conhecimento é uma de suas paixões.

Nos conhecemos na sede do Linkedin, em um dos encontros do grupo Linkedin de A a Z, organizado pelo Cristiano, também citado na lista. Além de Paulo ter um importante papel no crescimento do meu projeto Marketing de Gentileza, ele é um amigo que considero pacas. Além disso tudo, eu acho ele engraçado. Eu me identifico demais com o senso de humor dele. Sempre falamos umas bobagens que tenho certeza de que outras pessoas não acham a menor graça. Mas a gente ri. Tipo trocadilhos, de tão toscos que se tornam ótimos. Hahaha.

23) PAULO VALERY Coach, Consultor e Escritor

Paulo ValeryPaulão, como eu gosto e chamá-lo, é Consultor de negócios, Coach, mentor e organizador e co-autor do livro “De empreendedor para empreendedor – dicas importantes para empreender com sucesso”. Ele também também atua como Facilitador do EMPRETEC, treinamento para empreendedores que acontece no Sebrae, inclusive onde nos conhecemos em 2015.

Paulo pegou no meu pé do início ao fim do treinamento. Tudo que eu falava ele rebatia e discordava. Ao final daqueles seis dias intensos, percebi que foi com ele com quem eu mais me identifiquei e entendi o motivo: ele me desafiava de verdade, na prática. E eu falei para ele: você implicou demais comigo, hein. Ele respondeu: “eu pego no pé de quem eu gosto e acredito”. Isso me marcou tanto, me fez ser mais “sangue nos olhos” e me fez querer estar mais perto dele.

De lá pra cá estreitamos nossa relação e atualmente ele é o meu mentor, a quem recorro para pedir ajuda como por exemplo na tomadas de decisões e em varias áreas da vida. Ele tem um jeitão firme de ser e falar, mas ao mesmo tempo é super atencioso, gentil e carinho. E isso nos mostra mais uma vez que Gentileza é muito mais do que ter uma aparência de “pessoa boazinha”. Gentileza é inclusive saber dizer não, saber desafiar e “pegar no pé” de quem a gente ama.

24) PEDRO IVO LIMA – Fundador da PhishX

25 empreendedores e um segredoJá entrevistei o Pedro Ivo para uma publicação no blog. Falamos sobre estratégias de relacionamento com o cliente e foi muito bacana. Ele é CEO da startup de tecnologia PhishX. Um apaixonado por tecnologia e seus esforços estão nitidamente concentrados em ter uma empresa mais humanizada e gentil.  A PhishX é uma plataforma SaaS, que oferece soluções tecnológicas para conscientização de segurança que simula cyber ameaças, treina pessoas e mensura resultados reduzindo os riscos em Cybersegurança.

Pedro Ivo é um querido, bom pra conversar sobre empreendedorismo, tecnologia e sobre aproveitar melhor a vida. Ele é um cara alto astral e que está sempre preocupado com o bem-estar das pessoas.

25) VICENTE CARVALHO – Fundador do site Razões para acreditar

25 empreendedores e um segredoPara fechar essa lista maravilhosa com chave de ouro, eu vos apresento: Vicente Carvalho! Pessoa do bem, que sempre enxerga o lado bom das coisas, mesmo quando tudo vai mal. Essa característica é que o levou a criar o “Razões para acreditar”. No site, ele e sua equipe reúnem notícias e conteúdos variados com uma característica em comum: o amor, a gentileza e o respeito. Em outras palavras, é um site para quem quer diariamente razões para acreditar que ainda há esperança.

Conheci Vicente na portaria do prédio dele, em uma tarde de domingo, quando levei meu livro pessoalmente para ele. Meu sonho é fazer uma linda parceria com ele, ainda não sei exatamente como, mas um dia eu consigo, pois, juntos, temos muitas Razões para Acreditar na Gentileza.

 

Olha, eu adorei escrever essa lista. Me emocionei durante a produção. Aprendi mais ainda sobre esses queridos empreendedores, batalhadores e gentis, relembrei de coisas ótimas, entendi como as coisas se conectam e como cada um tem um papel importante. Além disso, percebi ainda mais o quão poderoso é um Networking bem cuidado.

Um dos motivos de ter feito este artigo é porque estou cansada de ver tanta “guerra” entre as pessoas na internet. Eu acredito demais no poder do empreendedorismo para transformar nosso Brasil. Portanto, é por meio deste artigo, assim como a ideia do blog e o conceito do próprio Marketing de Gentileza, que eu venho fazendo a minha parte. Ou seja, te convido a praticar mais e teorizar menos. Te convido a elogiar mais e a compartilhar mais coisas boas sobre as pessoas. Te convido a compartilhar esses nomes para incentivar cada vez mais a atitude empreendedora no nosso país e para promover mais união entre todos, espalhando mais #Gentileza pela web. Vamos lá!

Sobre o autor Veja todos os posts

Laíze Damasceno

Meu propósito é inspirar, emocionar e tocar o coração das pessoas. Ajudo empreendedores a conquistarem a confiança dos clientes sendo mais gentis no ambiente virtual. Com um método autoral e um plano descomplicado de rápida implementação, auxilio na construção de marcas autênticas, gentis, humanizadas e com propósito.