Humanizar é a palavra do momento no contexto de marketing para as marcas atuantes nas mídias digitais. E de fato não tem nada mais poderoso nos negócios do que o fator humano. Por mais que a tecnologia agilize muitos processos e atividades de marketing, as pessoas sempre são a nossa principal razão.

Neste contexto, quero destacar algumas dicas sobre o uso do e-mail autoresponder, especialmente o de “boas-vindas”, aquele que é enviado após alguém se inscrever para receber novidades e conteúdo gratuito.

1) Customize sua mensagem

Não fique preso ao óbvio no texto do e-mail autoresponder. É importante situar seu leitor e dizer algo como “Parabéns! Seu cadastro foi realizado com sucesso”. Mas, você pode ir além disso! Comece personalizando a mensagem que a sua ferramenta de automação geralmente já oferece como padrão. Eu uso Leadlovers, que tem um monte de funcionalidade e modelos prontos que facilitam minha vida, mas eu faço questão de customizar e imprimir a identidade da minha marca, por exemplo no e-mail de “boas-vindas”.

Além de parabenizar e agradecer, diga o quanto você ama compartilhar sobre o tema em questão. Se o seu objetivo é criar relacionamentos fortes e duradouros, comece deixando a preguiça de lado, saindo do óbvio e customizando o seu texto de e-mail.

2) Surpreenda com conteúdo

O fator surpresa é algo poderoso para cativar as pessoas. Que tal oferecer um material gratuito sem que seus assinantes estejam esperando por isso? Este conteúdo tem que ajudar suas personas a resolverem um problema ou a entenderem mais sobre determinado assunto. Pode ser um ebook, um checklist, um planner, uma videoaula, um minicurso ou um artigo bem bacana e importante que tenha conexão com esse “primeiro passo” que ele deu ao assinar seu conteúdo.

Faça aquilo que tiver mais a ver com as necessidades das suas personas e com o momento do seu negócio. É importante que o público da sua lista seja surpreendido com um conteúdo autêntico e relevante. Assim você mostra que participar da sua lista de e-mails tem valor. Essa atitude gentil traz duas coisas boas para ambas as partes: aumenta cada vez mais a sua credibilidade e ajuda seus assinantes com conteúdo útil.

3) Ofereça algo exclusivo

Essa ideia é interessante para você atingir três objetivos com uma única tacada: praticar a gentileza virtual, promover a sua marca de maneira natural e divulgar seus parceiros. Ofereça cupons de descontos e/ou benefícios exclusivos para esta lista específica. Pode ser um voucher promocional de algum serviço ou produto da sua empresa ou de parceiros que estejam em sintonia com a sua marca.

Dessa forma, os seus assinantes assimilam rapidamente que faz sentido participar da sua comunidade. Mas, você precisa realmente praticar essa exclusividade. De nada adianta você dizer que oferece algo especial para sua lista “VIP” se na verdade você publica nas redes sociais para todos sem nenhum critério.

4) Seja inteligente no “assunto” do e-mail

Quantos e-mails você recebe por dia? Você lê todos eles ou abre apenas aqueles que te chamam mais atenção? Provavelmente você se importa com os e-mails que trazem no assunto algo que faz sentido para você ou que de alguma forma te chama a atenção. E é isso mesmo, o “assunto” do e-mail funciona como o título de um artigo ou uma chamada de notícia que dá uma prévia do que vem pela frente.

Por isso, você deve fazer com que o seu recém-assinante bata o olho e identifique que é uma mensagem sua. O primeiro passo ele já deu, que foi o de preencher o formulário com nome e endereço de e-mail, por exemplo. Agora, você tem que provar para ele que este e-mail de automático não é mais um spam, mas que ele está recebendo porque ele de cadastrou para isso e que ali tem valor.

Portanto, capriche neste item para aumentar sua taxa de abertura e continuar o relacionamento. Esqueça assuntos como “Olá…”, “Cadastro blog” ou ainda “Confirmação Newsletter”. Lembre-se de que assim como você, milhares de outros empreendedores também estão em busca de leads qualificados por meio de blogs e sites. Se você tratar seu público como a maioria trata, ele vai te retribuir da mesma maneira.

5) Humanize com a sua assinatura

Se você acha que ter uma assinatura profissional de e-mail é bobagem ou básico demais para merecer um tópico neste artigo, acredite, tem um monte de gente fazendo isso errado e prejudicando o próprio negócio.

É simples, basta se colocar no lugar do outro. Vamos lá. Quando eu recebo um e-mail com uma assinatura incompleta, confesso que eu já fico com um pé atrás. Parece que o remetente não quer ser encontrado ou talvez incomodado. Me dá a sensação de que aquela pessoa quer fazer uma comunicação unilateral, sendo que o seu discurso lá no blog ou site, em geral, é de priorizar o relacionamento por meio de conteúdo gratuito. Ou seja, já é contraditório. Portanto, desconfio.

Mas, quando eu recebo um e-mail de boas-vindas com dados como nome, sobrenome, cidade, estado e um número de telefone, eu sei que tem grande probabilidade de ali do outro lado existir alguém com vontade genuína de compartilhar comigo seu conteúdo e de manter uma conversa produtiva, em uma via de mão dupla.

Melhor ainda se tiver informações adicionais, links para as redes sociais e uma mini foto. Portanto, capriche neste detalhe. Seja verdadeiramente receptivo ao dar as “boas-vindas”. Faça com que o seu público se sinta seguro e tenha confiança em você e em sua marca.

Essas sãos as dicas que separei sobre esse tema. Mas eu quero ainda saber se você já utiliza alguma ferramenta de automação de marketing para enviar e-mails de boas-vindas. O que acha dessas ideias de autoresponder? Bem simples e práticas, né? Dá para implantar com facilidade e tornar sua marca mais gentil e humanizada. Se tiver outras ideias, por favor compartilhe nos comentários para gente trocar mais dicas.

Também te convido a conferir mais dicas na videoaula gratuita em que destaco 11 passos cruciais para conquistar a confiança dos seus clientes por e-mail.

Até o próximo artigo!

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Laíze Damasceno

Meu propósito é inspirar, emocionar e tocar o coração das pessoas. Acredito que Marketing não é apenas sobre marcas, serviços, produtos ou eventos. É sobre relações humanas. Sou fundadora do blog e autora do livro Marketing de Gentileza. Sou Jornalista, pós-graduada em Comunicação Corporativa, diretora da Angorá Comunicação, palestrante e Coach formada pela SLAC.

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