Você já percebeu que se identifica mais com algumas marcas do que com outras nas redes sociais? Sabe porque isso acontece? Em muitos casos isso se dá pelos temas de conteúdo que as empresas escolhem para fundamentar suas campanhas e se comunicar com o público. Muito além dos produtos ou serviços, estão aqueles posts que tocam seu coração de alguma forma. Seja porque arrancam um sorriso, ajudam no seu bem-estar ou trazem dicas úteis para o seu dia a dia. Isso acontece por que as marcas investem em temas de conteúdo estratégicos.

Você faz o mesmo com os seus clientes? Se preocupa em criar posts que tenham utilidade e vão muito além da venda de produtos ou serviços? Isso também é gentileza e um dos segredos para estar cada vez mais próximo dos clientes e conquistar a confiança deles. Confira 5 temas de conteúdo que conectam marcas e pessoas nas redes sociais e inspire-se para produzir seus próximos posts.

1. Família e Relacionamentos

Os posts ligados à família e relacionamentos são destaque entre as empresas que tocam o coração dos clientes. A gestão de conflitos, o estímulo à boa convivência e a abordagem de temas como o preconceito, tendem a gerar interação e identificação. É claro que é preciso cuidado para falar sobre esses assuntos, mas O Boticário já mostrou que é possível. Um dos exemplos é o comercial do Natal de 2016. Nele, uma família assiste a uma peça teatral de uma menininha que tem pais separados. O foco do anúncio é na relação dessa família com a separação. A mensagem é clara: a boa convivência é necessária e não é nenhum crime ou anormalidade se separar de alguém.

2. Datas comemorativas

Toda empresa aproveita de alguma forma as datas comemorativas para se relacionar com os seus clientes. O passo número um é identificar quem é seu público-alvo para criar posts que foquem nesses marcos e acertem o coração dos consumidores. A Subway, por exemplo, aproveitou o Natal para estimular a venda de seus cookies com um post simples e direto ao ponto. Os fãs dos biscoitos adoraram e a publicação teve mais de 7,7 mil curtidas ou reações.

3. Histórias de vida

É natural do ser humano se interessar por histórias. Quando elas são “de vida” então, a relevância é ainda maior. Superação de desafios e preocupação com o próximo (pessoas, animais ou natureza) são alguns dos temas que geram mais resultados. A Pedigree, que vende produtos para cães e gatos, criou uma fanpage exclusiva para o programa “Adotar é tudo de bom”. Nela, além do estímulo a adoção, são divulgadas informações úteis sobre o tema e os resultados das ações do projeto. Esse conteúdo, além de gerar interação com os usuários que se identificam com a adoção ou já adotaram, é uma forma de divulgar a ação da empresa.

4. Ensinamentos

Assim como o ser humano gosta de histórias ele gosta de estar sempre aprendendo e conhecendo alguma coisa. Desde receitas até dicas de como se cuidar melhor, tudo é válido quando o intuito é ensinar. Como sempre, é preciso conhecer bem seu público para não focar em conteúdos que não têm relação com ele. A Natura, por exemplo, procura colocar em sua fanpage dicas práticas de cuidados com a pele. Ouvindo especialistas e médicos conhecidos do setor, o tema tem integração com o foco principal de suas vendas.

5. Humor

Dependendo do ramo do seu negócio o humor pode ter excelentes resultados nas redes sociais. Afinal de contas, quem não quer ter um momento de descontração ou um post divertido para compartilhar com os amigos? O Cemitério Jardim da Ressurreição viu nesse tema uma boa oportunidade para desmistificar seu negócio na internet. Em diversos posts a empresa utiliza o bom humor em suas postagens, como no exemplo abaixo. O resultado é uma interação diferenciada das demais empresas do setor e que ajuda a aproximar as pessoas de um assunto delicado.

E você, já utiliza algum desses temas de conteúdo para falar com seus clientes nas redes sociais? Que retorno teve? Compartilhe a sua experiência.

Inscreva-se para ficar por dentro das novidades do Marketing de Gentileza

[xyz-ihs snippet=”Boas-Vindas-Blog”]

Sobre o autor Veja todos os posts

Laíze Damasceno

Meu propósito é inspirar, emocionar e tocar o coração das pessoas. Ajudo empreendedores a conquistarem a confiança dos clientes sendo mais gentis no ambiente virtual. Com um método autoral e um plano descomplicado de rápida implementação, auxilio na construção de marcas autênticas, gentis, humanizadas e com propósito.