formas gratuitas de humanizar blogs

Humanizar seu blog é uma ótima estratégia para fazer seus visitantes ficarem mais tempo em seu canal.

Sabe quando a gente vai à casa de alguém pela primeira vez e se sente tão bem que dá vontade de ficar? Então, é assim que eu me relaciono com blogs e, por isso, tenho feito “obras” por aqui. Para que os visitantes se tornem cada vez mais íntimos e queiram passar mais tempo comigo.

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O design é um ponto importantíssimo. Uma “fachada” bonita pode até atrair e fazer alguém entrar. Mas não é só ela quem faz o visitante permanecer.

Ter um blog é como o “minha casa, minha vida”. As outras plataformas são apenas imóveis alugados que hoje estão com você. Mas, amanhã o proprietário pode te pedir de volta.

Blog, além de ser uma mídia social sua, totalmente própria (diferente de Facebook, Instagram, Twitter..), é um dos instrumentos mais utilizados quando o assunto é busca por conteúdo gratuito.

Sugestão de trilha sonora

Nossos clientes estão por aí, navegando na web e procurando informações sobre tudo quanto é tema. Pode ser que ele “caia” no seu blog, e a gente torce por isso e trabalha com este objetivo, não é mesmo? E quando isso acontece, precisamos agarrar a oportunidade e fazer com que os visitantes se tornem hóspedes frequentes. Mas, para isso, eles precisam ter aquela gostosa sensação de “estou me sentindo em casa” e tomem mais três atitudes: fiquem ali por mais tempo; voltem várias vezes e compartilhem a experiência para que outras pessoas também vejam vantagem em te visitar.

A forma como você cuida da sua casa reflete diretamente na percepção e nos sentimentos dos seus visitantes. Com o seu blog é a mesma coisa. Portanto, trabalhar o conteúdo de maneira estratégica, e não apenas para cumprir tabela, é fundamental para que eles gostem do ambiente, conheçam o seu projeto, entendam de que forma você pode ajudá-los, assimilem o seu diferencial e decidam mais rapidamente entrar em contato com você para saberem sobre a sua proposta comercial.

Diante disso e também das dúvidas que recebo dos meus clientes, alunos e leitores, preparei uma lista com algumas práticas que eu utilizo para humanizar o blog e tornar o conteúdo mais acolhedor, dinâmico e atrativo.

1. Insira uma trilha sonora

Assim como acontece nos filmes, séries e novelas, onde a música complementa a mensagem e influencia nas cenas e nas sensações do telespectador, a trilha sonora também pode ganhar um papel importante no seu blog. Ela ajuda a colocar o leitor no “clima” e a embalá-lo enquanto lê o seu artigo. É mais uma forma de humanizar, de trazer o leitor para pertinho de você e tocar o coração dele.

A escolha das trilhas para cada post é algo trabalhoso, mas é também uma oportunidade para você mostrar a personalidade da sua marca e os seus gostos.

2. Fale em primeira pessoa

Pode parecer óbvio ou bobo, mas ainda existem blogs que não têm um tom autêntico de conversa. A relação é de mão única, distante e fria com o leitor. Para resolver isso, é simples: pense no artigo como um bate-papo e escreva como se estivesse conversando com alguém interessado no que você tem a dizer. O tom de voz, a emoção que você imprime nas palavras e linguagem de maneira geral, fazem toda a diferença no quesito humanização, o que naturalmente aproxima o conteúdo do seu público.

3. Trabalhe com conteúdo autoral

Quanto mais autêntico você for, mais as pessoas que valorizam isso vão se aproximar. O seu blog é uma das melhores maneiras de mostrar que você e seu trabalho são reais e excelentes. O que eu quero dizer com isso? Que além de textos elaborados por você (ou seja, que não foram retirados de outros sites), você deve usar fotos, imagens e vídeos que você produziu com base nas experiências que viveu, eventos dos quais participou, trabalhos que fez, etc.

Ah, Laíze, só posso usar fotos que eu tirei? Não, não é isso. Bancos gratuitos de imagem são maravilhosos e estão aí para serem usados! Eu uso bastante o Pixabay, por exemplo. Mas, é bacana você não se limitar a eles, pois existem vários outros produtores de conteúdo que estão usando as mesmas imagens que você. Com certeza você tem fotos e vídeos que podem servir para suas publicações e que vão fazer seu conteúdo ter mais a sua cara. A que eu usei neste artigo é uma foto de Praga, que eu fiz durante uma viagem de férias.

4. Assine os seus artigos

Isso é bem básico e considero um item prioritário. Destaco, pois ainda vejo artigos de blogs sem “responsáveis”. Se você está buscando construir uma imagem sólida, não adianta criar um conteúdo sensacional sem dizer quem é o autor. Além de humanizar o blog e deixar claro para o seu leitor que não foi um “robô” quem escreveu, você reforça a sua confiança, o seu nome, comunica com mais clareza que tais ideias são suas, reforça o seu posicionamento, a sua opinião e, dependendo do caso, as suas propostas.

Se for um conteúdo feito por sua equipe e/ou empresa, sinalize quem escreveu. Se foi produzido por duas ou mais pessoas, então informe isso para o seu leitor. Não tem problema ter dois ou três autores. Além disso, tem um ponto importantíssimo: vale sempre lembrar que por de trás de todo conteúdo tem pelo menos uma pessoa envolvida e não uma máquina.

5. Faça entrevistas

Convidar colegas e parceiros de trabalho para uma entrevista no blog também é uma excelente prática e estratégia de conteúdo. Você pode fazer no formato de perguntas e repostas em texto ou em um papo descontraído em vídeo. Eu gosto muito de fazer em vídeos para depois transcrever o áudio e editar em outros formatos. Além de levar conhecimentos de outras áreas interessantes para o seu público, você pode alcançar novas audiências por causa da participação do seu entrevistado. Essa também pode ser uma forma de fazer Co-Marketing, e eu escrevi um artigo sobre esse tema, com dicas práticas para você implementar na sua estratégia.

Assim você mostra ao público que se empenha em oferecer conteúdo de qualidade e dinâmico, e também reforça as relações de parceria.

6. Ofereça um bom material gratuito

Uma das maneiras mais eficientes e não invasivas de chamar a atenção das pessoas e atraí-las para o seu negócio é por meio dos materiais gratuitos. Por exemplo, ebooks, videoaulas, webnários, palestras online, videobook, audiobook, minicursos, série de vídeos, entre outros. O importante é que sejam materiais bem elaborados do que os posts que você já publica normalmente. Prepare por exemplo um ebook com informações mais técnicas e que ajudem o seu leitor a resolver pelo menos um problema específico.

[Lancei meu primeiro ebook gratuito recentemente. Confira neste link “Aumente a Credibilidade da Sua Marca].

Ou seja, para que o seu leitor se torne um lead, ele precisa ter acesso ao seu material. E para isso, é necessário que ele preencha um formulário, por exemplo, com nome e e-mail. Esse processo precisa ser automatizado.

[Atualmente eu uso a ferramenta de automação Leadlovers, onde construo algumas landing pages, crio formulários, sequências de e-mails e funis de vendas].

Assim, você começa a criar uma jornada para o seu lead percorrer até que ele se torne um consumidor. De um ebook, você pode levá-lo para outro material e assim por diante. No meu caso, o meu objetivo é fazer com que os meus leitores cheguem até uma das modalidades da mentoria Marketing de Gentileza. No seu caso, pode funcionar assim também, independentemente de ser um produto ou um serviço, físico ou digital.

SEU BLOG, SUA CASA

O mais importante é que você tenha consciência de que o seu blog deve ser tratado como a sua casa. De tal forma que os visitantes se sintam realmente confortáveis e queiram passar mais tempo com você. Seu blog vai agradar a todos? Provavelmente não. Não se preocupe tanto com isso. Pense apenas nas suas personas. 😉

Espero que as ideias tenham te animado a criar o seu blog ou dar aquela “arrumada na casa”. Pode ser que você já tenha um blog e que ele esteja meio abandonado… Se precisar de ajuda profissional para implementar essas práticas, entre em contato comigo que eu posso te ajudar rapidamente.

Obrigada pela companhia por aqui e até breve!

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Laíze Damasceno

Meu propósito é inspirar, emocionar e tocar o coração das pessoas. Ajudo empreendedores a conquistarem a confiança dos clientes sendo mais gentis no ambiente virtual. Com um método autoral e um plano descomplicado de rápida implementação, auxilio na construção de marcas autênticas, gentis, humanizadas e com propósito.