facebook - MARKETING DE GENTILEZA

Todos sabem que o Facebook é a rede social mais presente na vida dos brasileiros e, por esse motivo, as empresas apostam fortemente nela para se tornarem visíveis, pois é lá que boa parte do seu público se encontra.

Porém, muitas empresas encontram dificuldade na hora de utilizar essa rede social, principalmente quando acabam de inaugurar uma fanpage, a página profissional. São muitas dúvidas que vão desde o que postar até quando postar, sem contar na batalha por likes, afinal a sua empresa não é a única que está no “Facebook World”.

Existem maneiras simples e eficazes para a sua empresa começar a dominar o Facebook e atrair seu público, além de se destacar entre a concorrência. Veja como:

1 – Respeite a Frequência de seus posts

Nunca fique muito tempo sem publicar nada, isso causará o desinteresse do seu público. Lembre-se que as redes sociais estão em constante movimento, portanto sempre publique assuntos interessantes e que estimulem o seu leitor.  Dica: faça no mínimo 1 post por dia, assim você não será esquecido!

2  – Incentive a Participação dos seus Seguidores

Além do seu post ser interessante, ele tem que incentivar o seu seguidor a participar, seja compartilhando, comentando ou curtindo. Use a criatividade e faça com que seus clientes interajam com você. Uma maneira simples de fazer isso é gerando perguntas. Isso mesmo! Pergunte ao seu seguidor se ele gostou do seu post, o que ele gostaria de ver na sua página e assim por diante.

Vamos supor que você tenha uma loja de roupas esportivas. Uma boa ideia é criar um post com dois modelos de tênis de corrida e perguntar qual é o favorito deles na hora de praticar seu esporte. Pode apostar que seu público quer e gosta de interagir, você só precisa encontrar a melhor maneira de incentivá-los.

3 – Aposte no seu Horário Nobre

Não adianta nada fazer uma publicação nota 10 e postá-la ás 15h, por exemplo, sendo que seu público fica online às 20h. Entendeu o desperdício de tempo e recursos? Para que isso não aconteça, analise na sua página os insights que o próprio Facebook gera. Lá, você verá os horários que seus posts têm maior visualização.

4 – Responda os Comentários

Responda os comentários de modo que não pareça um robô. Tenha jogo de cintura, personalidade, gentileza, bom humor e educação, dessa maneira você irá mostrar que se importa com a pessoa que te segue, que interage e que ela não é só mais uma, assim como você também não será só mais uma empresa para ela.

Lembre-se que essa dica também vale para comentários negativos. Com isso você passará uma imagem de profissionalismo e bom atendimento.

5 – Produza Conteúdo que Atraia

Não adianta nada você postar um conteúdo no horário nobre e na frequência certa se ele não for interessante para as pessoas.

Vamos pensar novamente na loja de roupas esportivas. Nesse caso, podemos criar posts sobre as roupas da loja e perguntar quais os modelos mais usados pelos seguidores no Facebook. Ou ainda, podemos utilizar eventos importantes como as Olimpíadas para divulgar as peças da loja, mostrando qual é a mais indicada para determinada modalidade.

Aposte em vídeos, eles são a mídia de maior sucesso no Facebook. Você pode criar posts informativo, com enquetes, humor, entre outras opções para atrair cada vez mais os seus clientes.

6 – Ofereça Descontos

Todo mundo ama a palavra “desconto” e pode ter certeza que com seus clientes não será diferente. Ofereça cupons de descontos para todos os seus seguidores, como por exemplo: 5% de desconto para todos que seguirem a página e utilizarem o código X em suas compras pela internet.

7 – Crie Concursos

Criar concursos também é uma ótima pedida. Eles podem ajudar a aprimorar o conteúdo da sua página como também melhorar seus produtos e seu atendimento. Existem vários tipos de concursos: seleção da melhor foto, frase, concurso de voto, entre outros.

Por exemplo, o concurso de votação é uma excelente maneira de ouvir a opinião dos clientes. Pergunte aos fãs o que eles acham de alguns produtos específicos. Assim, você estará naturalmente e de forma simples levantando uma votação que te ajudará a saber a real opinião das pessoas sobre sua marca, seus serviços ou seus produtos.

Pode apostar que essas maneiras para a sua empresa começar a dominar o Facebook irão te ajudar a fortalecer a sua marca, atrair e fidelizar clientes.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe aqui seu comentário!

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Nathalia Felinto

Sou estudante de Relações Públicas, amo escrever e me encontrei definitivamente na comunicação. Realmente acredito que a Gentileza pode mudar o mundo.