Tema-paixão é um termo que gosto de usar para enfatizar algo que eu amo muito. E que de alguma forma tem um grande espaço na minha vida.

Eu tenho várias paixões na vida: música, cachorro, gato, chocolate, pizza, coca zero, Nutella, surf, moto, comunicação e empreendedorismo. Eu poderia facilmente trabalhar e ser feliz e realizada nesses mercados, por exemplo.

Um dia minha Coach disse: “Laíze, você é uma pessoa multi interessada”.

Eu vejo benefícios em ter multi interesses. Muitas pessoas até me perguntam como eu dou conta de realizar tantas coisas diferentes. Mas poucos sabem que até 2013 mais ou menos eu não sabia lidar tão bem com isso e sentia certo vazio e angústia quando parava pra pensar na minha vida profissional. Eu queria algo mais e não sabia exatamente o que…

Em geral, a maioria dos profissionais de comunicação e marketing que conheço, assim como eu são multitarefas, do tipo bombril, pau pra toda obra, faz tudo, múltiplas habilidades… Transitamos bem em segmentos variados, procuramos nos aperfeiçoar constantemente e aprender ferramentas novas.

Mas houve um ponto crucial na minha trajetória que eu tive que fazer uma escolha e focar naquilo que mais fazia sentido e que me trouxesse sustento. Foi decisivo e divino.

Te digo com total tranquilidade, razão e empolgação: isso só foi possível porque um dia eu descobri, compreendi e escrevi pela primeira vez em um caderninho omeu Propósito. E obviamente passei a cumpri-lo, pessoalmente e profissionalmente. Porque não adianta só descobrir, é necessário comunicá-lo e praticá-lo diariamente. Explicarei!

  1. Sabe aquele Tema-Paixão que bate forte aí no seu coração e que você deseja viver dedicado à ele?
  2. E aquela ideia incrível que chega te dar um friozinho na barriga só de pensar no sucesso que seria se você conseguisse transformá-la em negócio?
  3. Sente que tem algo faltando para não ter conseguido ainda colocar essa ideia em prática e dar o pulo do gato?

Pois, então, é provável que a resposta para esses três questionamentos seja o tal do Propósito, e ele deve ser muito bem definido e comunicado para as pessoas. Digo isso simplesmente porque em primeiro lugar escrevi este artigo pensando em como eu atuava antes do meu Propósito.

“As pessoas não compram o que você faz, elas compram porque você faz isso!”

(Simon Sinek)

Assim que puder, clique no link abaixo e assista esse vídeo do Simon Sinek falando sobre o Círculo de Ouro no TED. É um dos meus vídeos preferidos. Vejo todo mês!

Start with why — how great leaders inspire action | Simon Sinek | TEDxPugetSound

Eu passei pela fase desse autoquestionamento e sei o quão agoniante é ficar dando voltas e voltas e não chegar a um ponto de estabilidade e ter sempre a sensação de que “é só o começo”.

Propósito é aquilo que faz você levantar todos os dias com prazer em fazer o que faz da forma como faz. É o seu por que. É aquela motivação que você não sabe muito bem de onde vem. Ela existe e está aí. Você só precisa trabalhar com ela a seu favor!

“Chega! Não quero mais ouvir que é eu pra eu ter paciência porque estou apenas começando”.

Há cerca de três anos atrás eu não disse isso para as pessoas, disse isso para mim mesma! Não tem nada a ver com sentir raiva dos outros, pois eles só querem o nosso bem e muitas vezes têm razão também.

Esse “grito” tinha mais a ver com sentir raiva de mim mesma por saber que eu tinha talentos e força de vontade pra fazer acontecer. Mas não conseguia ter foco, queria me envolver em tudo que fosse possível, em todas as parcerias. E hoje eu sei o que de fato é foco e como é possível mantê-lo.

Enfim, não queria me acostumar a ficar no começo das coisas, na superfície da chatice. Eu quis sair da parte rasa e mergulhar no fundo. Lá é onde tem mais coisas para ver, para conhecer e pra desbravar. Isso é para mim. Você também é assim?

Afinal, qual é o meu Propósito?

Inspirar, emocionar e tocar o coração das pessoas.

Como tenho cumprido?

Por meio da minha missão: Desenvolver conteúdo autêntico e criativo e ajudar empreendedores a descobrirem o verdadeiro propósito dos seus negócios.

Quem eu sou e o que eu faço para inspirar, emocionar e tocar o coração das pessoas?

Sou autora do livro Marketing de Gentileza (um tema-paixão que transformei em negócio), sou uma empreendedora que ajuda a construir marcas autênticas com propósito, com um marketing humanizado e gentil para tocar o coração e conquistar a confiança dos clientes.

Sou consultora de Mídias Digitais com foco em Relacionamento com o cliente. Me formei em Jornalismo e sou pós-graduada em Comunicação Corporativa. Sou diretora fundadora da Angorá Comunicação, onde atuo com consultorias, treinamentos e palestras. Também sou Life Coach e Analista de Perfil Comportamental DiSC formada pela SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching).

Atualmente, o meu principal projeto é o Marketing de Gentileza e com ele ajudo empresas a serem mais humanizadas e gentis com seus clientes. Acredito que Marketing não é apenas sobre marcas, produtos, serviços ou eventos. É sobre relações humanas. Nas palestras e treinamentos, eu mostro como otimizar o relacionamento e atendimento na internet com os clientes, além de mostrar como ter um propósito bem definido e alinhado com o marketing.

No entanto, o Marketing de Gentileza, além de chamar atenção pelo título do livro e pelo conteúdo do projeto em si, vem ganhando um espaço que eu não imaginava.

As pessoas têm me procurado para conversar sobre empreendedorismo. Elas querem entender como eu transformei um tema-paixão em negócio. Inclusive, tenho dado entrevistas sobre o perfil do empreendedor. E é aí que eu exerço mais uma parte da minha missão (ajudar empreendedores a criarem marcas autênticas e gentis e a descobrirem o verdadeiro propósito dos seus negócios) por meio de consultorias, mentorias e cursos.

Conheça o programa de mentoria Marketing de Gentileza para empreendedores que desejam construir uma marca autêntica, gentil, com Propósito e com um verdadeiro Diferencial Competitivo. 

Muito obrigada e até a próxima!

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Laíze Damasceno

Meu propósito é inspirar, emocionar e tocar o coração das pessoas. Ajudo empreendedores a conquistarem a confiança dos clientes sendo mais gentis no ambiente virtual. Com um método autoral e um plano descomplicado de rápida implementação, auxilio na construção de marcas autênticas, gentis, humanizadas e com propósito.