Como Fazer minha Empresa Ser Querida na Internet e Cativar Clientes?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Em conversas com colegas da minha área de atuação e também em reuniões com alguns clientes, identifiquei que muitos empreendedores (autônomos, freelancers e microempresários de diversas áreas) precisam fazer por conta própria grande parte dos trabalhos de marketing e comunicação para os seus negócios terem visibilidade.

O principal motivo, e óbvio, é o orçamento curtíssimo… ainda mais em tempos de crise econômica, momento de insegurança para com o futuro e para assumir novos investimentos.

É preciso reinventar-se diariamente e inovar com os recursos que já temos em mãos

Eu me incluo nisso!

Além da questão financeira, tem outro fator crítico: dominar ferramentas de Marketing Digital. A dificuldade é natural, afinal nem todo empreendedor é ou será um especialista em Marketing Digital. Eu, por exemplo, formada em Jornalismo, sou uma empreendedora que está na batalha assim como você, remando contra a crise, buscando e alcançando resultados para os meus negócios.

Trabalho com Comunicação e Marketing com foco em conteúdo, porém isso não significa que eu domine tecnicamente todas as ferramentas, softwares e plataformas digitais. São muitas! E muitas requerem uma formação profissional, anos de estudos e investimento relativamente alto e constante.

Já fiz e faço muitos cursos, participo de eventos e conferências para me atualizar, adoro pesquisar na internet e estudar online. Com a web em nossas mãos, o céu é o limite para o aprendizado.

Eu tenho que fazer muitas ações por conta própria. O que isso quer dizer? Que eu mesma tenho que colocar a mão na massa, aprender na marra e fazer acontecer para minha empresa funcionar e conquistar as pessoas. Porque se eu ficasse esperando chegar o dia perfeito e o “momento certo” para investir (refiro-me, principalmente, à minha ação e à minha atitude empreendedora em colocar a mão na massa), hahahaha, teria que rir de mim mesma, pois meus negócios NUNCA se desenvolveriam e eu nunca teria sucesso em nada, inclusive você nem estaria lendo esse texto, pois até para colocar esse blog no ar, eu “ralei” muito para aprender a trabalhar com WordPress (plataforma em que este site/blog foi construído).

Quando a gente decide empreender, é a gente que tem que acordar mais cedo, dormir mais tarde, levantar do sofá e agitar absolutamente TUDO. Para mim, isso TUDO não tem nada de sofrido. Eu realmente AMO o que faço, da forma como faço e no ritmo em que faço! Eu não poderia viver sem empreender, não poderia JAMAIS passar a vida toda em um emprego sem que eu pudesse desenvolver meus projetos autorais. Bom, mas esse papo sobre empreendedorismo é pauta para outro artigo. Sobre isso, deixo uma sugestão de leitura extra no link a seguir caso você ainda não conheça o meu livro publicado em 2005 pela Editora Brasport e o meu trabalho com o Marketing de Gentileza.

Sobre colocar a mão na massa

Produzir textos, por exemplo, é algo natural para mim, obviamente é resultado da minha formação acadêmica e experiência profissional. Agora, me pergunte se domino tarefas como editar vídeos, criar peças de design gráfico, fazer vendas, por exemplo? Claro que não, pois não estudei formalmente as técnicas para tais atividades. Me viro bem, porque sou inquieta e constantemente busco aprender alguma coisa nova. Como disse uma vez o meu Coach: Laíze, você é uma pessoa multi-interessada. Mas, destaco aqui: eu não nasci com esse comportamento! Eu aprendi, ou melhor, eu DECIDI aprender a colocar o barco no mar e remar sozinha sem depender dos outros para fazer algo que é de minha responsabilidade.

Bom, e exatamente por esse motivo eu me dediquei a elaborar uma aula gratuita que pudesse ajudar empreendedores que passam pelo que um dia eu passei e fases que continuo vivendo.

Imagino que você, assim como eu, já tenha pensado:

Meu negócio existe e tem qualidade, mas eu não tenho grana para investir em marketing digital. O que fazer para atrair clientes? Como fazer minha empresa ser querida na Internet e cativar clientes?

Você tem duas alternativas:

  1. No money, no business!
  2. Vou me virar lindamente com os recursos que eu já tenho.

Ahhh, meu querido leitor, eu ouvi muito de muita gente que seria difícil demais conseguir “dar certo” sem grana e sem experiência em algumas áreas específicas. Mas eu vos digo: fui na alternativa 2 e tô aqui feliz pra caramba fazendo meus projetos acontecerem da forma como eu sonhei e planejei.

Sabe quais são os principais recursos que eu utilizo para fazer acontecer, conquistar clientes, fechar contratos e vender meus serviços?

1º. Relacionamento

Gente, eu invisto muito nas relações com as pessoas. Antes de fechar um novo cliente, eu alcancei uma pessoa com o meu trabalho, que tem um propósito muito forte e bem definido. Além de ser algo natural no meu dia a dia, eu não vejo outra possibilidade de sucesso sem relacionamento genuíno, sobretudo no ambiente virtual, onde passamos grande parte do tempo. Relacionamento é um recurso sim, e esse recurso você tem para usar da melhor forma possível. Tenho várias técnicas simples que fazem a maior diferença.

2º. E-mail

Exatamente! E-mail é um recurso do tipo BBB (bom, bonito e barato) que utilizo para me RELACIONAR todo dia, o dia inteiro. Para mim, o e-mail reina e é muito poderoso. Mas, você deve saber utilizá-lo, saber que existem algumas “regrinhas” que são chave para você conquistar a confiança da pessoa que te lê do outro lado. Você deve dominar algumas técnicas que podem matar possíveis objeções do seu destinatário e criar empatia para a sua marca. Guarde isso: e-mail é ouro!

3º. Facebook

Ahhh, eu amo o Facebook. Ele é um grande aliado. Essa rede social é incrível para RELACIONAMENTO, que por sua vez é o meu carro-chefe em tudo o que faço! Facebook não é uma plataforma de vendas, mas vou te dizer uma coisa: já fechei negócios e parcerias por meio dele. Ou seja, antes de querermos VENDER, devemos focar na qualidade do relacionamento que queremos ter com as pessoas. De quem você prefere comprar? De alguém que lhe passa confiança e credibilidade ou de alguém distante que nem lhe dá atenção?

Aqui vai o meu convite para você empreendedor sem experiência em marketing e comunicação, que se identifica com esse cenário e que deseja melhorar as relações virtuais para conquistar seus clientes:

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Nesta aula, vou mostrar técnicas e estratégias que eu uso diariamente na minha empresa, a Angorá Comunicação, e como tenho conquistado a confiança dos clientes e gerado mais negócios por meio da Internet.

Vou dar muitas dicas práticas para VOCÊ aplicar por conta própria!

O que será abordado nesta aula online e GRATUITA do dia 30 de março, às 20h30?

  1. Como usar E-mail e Facebook para ganhar a confiança dos seus clientes;
  2. Técnicas de marketing e comunicação online para praticar no seu dia a dia sem precisar contratar empresas especializadas;
  3. Como interagir no Facebook para obter credibilidade;
  4. Dicas práticas e valiosas para melhorar as suas relações no ambiente virtual e conquistar elogios para a sua empresa.

Para quem é esta oportunidade:

. Empreendedor que tem “medo” de divulgar seus serviços na internet. Medo, por exemplo, de receber críticas nas redes sociais e não saber como agir com os seguidores.

. Empresário que está buscando trabalhar a imagem da sua empresa com os recursos que já tem!

. Profissional autônomo que deseja conquistar credibilidade e visibilidade e não pode investir em ferramentas caras de marketing digital.

. Microempreendedor que deseja aprender técnicas de comunicação, conteúdo e relacionamento online para cativar embaixadores da marca.

. Pessoas que estão iniciando um negócio próprio e não sabem por onde começar a divulgação e o que priorizar nas estratégias de marketing.

Save the date: 30 de março, quarta-feira, às 20h30, Aula Online, ao vivo e GRATUITA: Como Fazer minha Empresa ser Querida na Internet e Cativar Clientes?

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