Por Gabriela Vitória

Quantas vezes você já se pegou analisando os custos da sua empresa na tentativa de encontrar oportunidades de economizar e melhorar seus resultados? Essa é uma atividade quase que rotineira para donos de empresas e precisam ser feitas de maneira constante.

O que costuma acontecer nessa hora é encontrar problemas na área de produção ou de equipe. O corte de colaboradores, por exemplo, é uma das principais medidas tomadas por gestores com o objetivo de diminuir as despesas e melhor seus resultados.

Quem pensa dessa forma está perdendo uma excelente oportunidade de melhorar seus resultados de maneira mais assertiva. Isso porque uma das melhores técnicas voltadas para essa finalidade está em trabalhar a redução de custos com marketing.

E falar em reduzir custos com marketing está longe de ser simplesmente cortar uma ação ou demitir alguns dos colaboradores desse setor, mas sim maximizar os resultados do departamento.

Isso porque você pode aumentar o alcance das suas ações de marketing e ainda melhorar as suas vendas simplesmente trabalhando os custos de marketing. Essa é certamente uma das melhores maneiras de aumentar a produtividade empresarial.

Reduzindo custos com marketing digital

Uma das melhores maneiras de conseguir esses resultados é através do marketing digital. Não se desespere caso isso seja uma novidade: entender o marketing digital pode ser bastante simples – e o impacto sobre o seu negócio será extremamente positivo.

Em linhas gerais, o marketing digital trata-se de mecanismos, técnicas e estratégias aplicadas na internet. Desta forma você estará utilizando as estratégias mais modernas para posicionar e divulgar sua empresa.

A grande vantagem está justamente nos dois fatores mais importantes para toda ação de marketing. O primeiro, claro, é a redução considerável de custos. As técnicas de marketing digital exigem um investimento muito menor do que se comparados aos modelos mais tradicionais de publicidade.

Em segundo lugar vem o alcance das ações. Quando você trabalha com mídia física estará sempre preso ao local de instalação. Isso não acontece quando o assunto passa a ser na internet. Qualquer pessoa no mundo pode ser alcançada por uma única ação.

Estratégias de relacionamento com o marketing digital

Embora pareça algo complexo, trabalhar o marketing digital não é um bicho de sete cabeças. Usando das técnicas corretas baseadas em uma estratégia personalizada para seu negócio será cada vez mais fácil trazer bons resultados com investimentos mais enxutos.

E não há nada de tão misterioso dentro das estratégias disponíveis para atingir o seu público-alvo. O mais comum é trabalhar com mídias sociais, produção de conteúdo para um blog e e-mail marketing.

Caso você não esteja tão habituado com esses termos pode investir em conhecimento para começar ou mesmo buscar empresas especializadas no marketing digital. Essa ajuda inicial pode ser determinante para conquistar resultados com maior agilidade e rapidez.

Há ainda bibliografia interessante disponível para que você leia e saiba mais sobre como construir relacionamentos poderosos com seus clientes. O  livro Marketing de Gentileza é voltado para o tema e tem o objetivo de ajudar empreendedores na missão de conquistar os clientes e pode ajudar nos primeiros passos.

Melhorando ainda mais os resultados do marketing digital

A partir do momento em que você consiga encontrar boas soluções usando do marketing digital será importante saber como analisar os seus dados. Isso porque essas estratégias e técnicas também apresentam a vantagem de trazer mais informações sobre os próprios clientes e facilitar a interpretação do que fazer em ações futuras.

Entretanto, para que a leitura seja eficaz e traga resultados melhores, você precisa também ter agilidade na informação. E para isso o recomendado é que a sua empresa trabalhe de maneira automatizada e com um software voltado para a gestão empresarial.

Caso ainda não trabalhe dessa forma deve adquirir um ERP online o quanto antes. Com ele você poderá ter informações em tempo real de controle de vendas e de resultados que as ações estão gerando (ou não) para o seu negócio.

Minha indicação é o sistema ERP online da Gestão Click. Caso queira conhecer, você pode aproveitar o período grátis oferecido pela empresa para testes e entender melhor como ele pode ajudar a reduzir ainda mais os seus custos com marketing através do gerenciamento da informação.

Tal, também, é um sistema de gestão financeira que possibilita que você acompanhe resultados e tenha informações de quanto ainda pode investir em marketing digital.

Este texto é uma colaboração da Gabriela Vitória Miranda da Cruz, Analista de marketing e redatora do GestãoClick.

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