Estamos vivendo a chamada revolução digital. O “boom” de informações, ofertas e interações. Todos os dias, marcas promovem campanhas, eventos e sorteios com um propósito em comum: aumentar o número de seguidores em suas páginas de redes sociais.

Por vezes, os esforços parecem em vão e as empresas se questionam: Por que não estamos atingindo o público? Por que não alcançamos seguidores?

Lançamos aqui uma questão: você conhece seu target?

Segmente o seu público

A fidelização de clientes vai além de conhecer seu público geral. É preciso que as empresas estabeleçam seu target, ou seja, que validem os seus objetivos gerais e alinhem com a sua estratégia de comunicação. A definição do target é essencial para o desenvolvimento de uma marca.

Exemplo: uma empresa de perfumes e cosméticos, cujo público é 95% feminino, necessita entender que as mulheres não são todas iguais. Logo, não poderá comunicar-se da mesma forma com mulheres de idades diferentes, classes sociais diversas e interesses variados. Uma executiva de 45 anos, por exemplo, busca por informações que não são as mesmas que as de uma jovem de 18 anos. Suas experiências de vida têm base e foco opostos.

Seja presente e envolva-se com as pessoas

Para além da comercialização de produtos, esteja presente onde o seu cliente está; gere conteúdo e interaja. Há algumas premissas que podem ajudar:

1) Não é preciso vender seu produto e se autopromover o tempo todo. O que você tem de relevante e importante para comunicar?

2) Crie conteúdos variados, não seja estático. Há diversos assuntos que podem ser abordados para agradar seus seguidores.

3) Construa editoriais, identifique e monitore os temas que mais atraem o seu público.

4) Tenha uma mensagem-chave única e autêntica, mas estabeleça diferentes tipos de linguagem para cada rede social e não seja repetitivo.

5) Crie uma identidade visual singular e utilize todos os recursos disponíveis a seu favor.

6) Seja amigável, participativo e haja sempre naturalmente. Nunca force sua aceitação.

7) Não oferte mais do mesmo, inove até no básico.

Ao estabelecer o direcionamento de sua marca e seu target, será possível comunicar-se de maneira direta e muito mais assertiva com o seu público. Ao alcançar esse nível de comunicação, haverá o estreitamento de relacionamento e o conhecimento de como seus clientes se comportam, quais são seus interesses, quais seus desejos e como eles se veem inseridos na sociedade. Desta forma, será muito mais fácil você e sua empresa alcançarem seus objetivos.

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Priscila Costa

Paulista, 31 anos, Secretária Executiva, Tradutora & Intérprete e formada em Gestão de Pessoas. "Acredito em um mundo feito de pessoas, por pessoas e para as pessoas. Não há vida sem relacionamentos, seja qual for o seu nível. Para todos os relacionamentos e níveis, tenho uma premissa, a Gentileza. Essa pode transformar o mundo!"