Desafios do marketing online. Foi sobre isso que conversei com Ramon Tessman em 2014 e você verá o quão atual ainda é esta entrevista.

Trilha sonora sugerida: João de Barro

Lidar com dificuldades e desafios faz parte de qualquer trabalho. No marketing e no atendimento online não é diferente. No entanto, por ser uma atividade muito abrangente, cada profissional e empresa terão desafios dos mais diversos. Para matar a minha curiosidade e aprender com profissionais do mercado, eu procuro fazer entrevistas e compartilhar no blog. Desta vez, eu vou compartilhar uma versão atualizada de um bate-papo virtual que tive com Ramon Tessmann em 2014.

Ramon Tessmann fala sobre os desafios do marketing online e atendimento ao cliente

 

Ramon Tessmann é fundador da Agência Blueberry, autor dos livros Let’s Elevate e Arrase nas Redes Sociais, sobre os desafios de se trabalhar com marketing digital e criador do método “Facebook para Atração de Clientes”.

Confira a seguir a entrevista exclusiva que ele concedeu ao blog Marketing de Gentileza sobre o desafio de se trabalhar com marketing digital e atender os clientes de maneira eficiente, ágil, gentil e com foco em resultados.

Laíze Damasceno: O que é um excelente atendimento ao cliente no ambiente online?

Ramon Tessmann: Para mim, excelente atendimento no meio online engloba vários aspectos, mas especialmente agilidade para responder as pessoas através dos mais variados canais. Por exemplo, há empresas muito boas que estão pecando no atendimento pela internet porque não têm uma equipe de suporte preparada. Aí vemos dezenas, centenas de mensagens, perguntas e dúvidas sem respostas. Vamos pegar o Facebook como exemplo…

Cada interação é uma oportunidade para a empresa aquecer o relacionamento com o potencial cliente. Seja um inbox, um comentário ou até mesmo um compartilhamento. Por exemplo: um usuário que compartilhasse seu post, poderia receber um “Obrigado por compartilhar” na publicação dele. Que empresa está fazendo isso? Poucas. Estão perdendo ótimas oportunidades de conexão com seu público.

LD: Qual o maior desafio em executar técnicas com foco em resultados e ao mesmo tempo atender às necessidades do cliente?

RT: Deve haver um interesse genuíno da empresa em solucionar o problema do cliente, seja fornecendo conteúdo útil ou prestando suporte. O maior desafio é não cair na tentação de ficar fazendo apenas promoção. É um dos maiores pecados das empresas no mundo online. Elas só querem fazer propaganda.

LD: Como é a equipe ideal de marketing e atendimento online?

RT: Inteligente, veloz e informada. INTELIGENTE para analisar cada caso e dar uma resposta adequada, VELOZ para conseguir atender o maior número de pessoas no menor espaço de tempo e INFORMADA porque atender no mundo é necessário estar antenado para as tecnologias, ferramentas, notícias de mercado etc.

LD: O que é ter um negócio de sucesso na web?

RT: Basicamente, é como empreendedor no mundo real. Só muda os formatos, ferramentas, mídias etc. Vejo muita gente querendo ter um negócio de sucesso na internet, sem preparação alguma, com a ilusão de que na internet tudo é mais fácil… o dinheiro vem fácil, conquistar um cliente é fácil. De fato, a internet facilitou muita coisa. Mesmo assim, você precisa desenvolver habilidade de vendas, negociação, gestão financeira, liderança etc.

LD: Desafios do marketing online: quais são os principais enfrentados no cotidiano dos profissionais dessa atividade?

RT: Alguns desafios são muito claros. Por exemplo, é muito difícil se manter atualizado em um ambiente que muda todo dia. Ou outro desafio é a produtividade. É muito fácil para um profissional de marketing online perder o foco e acabar deixando coisas importantes de lado, as distrações na internet são muitas.

LD: Por favor, deixe uma mensagem para empreendedores que pretendem contratar serviços de agências de marketing digital.

RT: Há um ditado popular que diz “Cada macaco no seu galho”. O empresário deve ter em mente que a internet não pode mais ser tratada de forma amadora. Não dá mais para deixar a visibilidade de sua marca na internet nas mãos de um garoto de 16 anos (a não ser que ele seja um gênio de marketing).

A minha mensagem é que o empreendedor leve a sério o trabalho das agências, que pesquise muito bem e feche uma parceria com uma empresa séria, que pense no longo prazo e que dê resultados. Fuja do “jeitinho”, do “tentar fazer sozinho”… porque os danos para sua marca podem ser irreversíveis. Estamos vendo todos os dias uma ou outra polêmica na mídia por causa da inexperiência de alguém que tentou “subir no galho que não era seu”.

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Laíze Damasceno

Meu propósito é inspirar, emocionar e tocar o coração das pessoas. Ajudo empreendedores a conquistarem a confiança dos clientes sendo mais gentis no ambiente virtual. Com um método autoral e um plano descomplicado de rápida implementação, auxilio na construção de marcas autênticas, gentis, humanizadas e com propósito.