Entenda como o Marketing de Gentileza pode te ajudar a conquistar clientes

Tempo de leitura: 7 minutos

Que toda empresa precisa atender bem, respeitar os clientes, ter um bom produto ou serviço, você já sabe. No entanto, por mais que sua empresa seja excelente em todos esses aspectos, você ainda precisa ter algo a mais para realmente ser querida, tocar o coração das pessoas e conquistá-las no ambiente digital.

Assim como no casamento ou em qualquer boa relação afetiva, quando você conquista a confiança da outra pessoa, ela quer ficar perto de você, ela quer ter um compromisso sério com você, ela tem o prazer de ser fiel, de te agradar, de te elogiar em público, ela tem orgulho do que você é e de poder fazer parte da sua história, mesmo conhecendo seus defeitos e dificuldades.

No entanto, muitas empresas e profissionais se perdem no meio do caminho por acharem que são sempre imbatíveis e que têm um diferencial incrível e arrebatador. Sim, você precisa ter autoconfiança e acreditar no que oferece, isso faz toda diferença no momento da venda, por exemplo. Mas, quando eu pergunto “o que você tem que os outros não têm?” Geralmente a resposta é mais ou menos assim: “Atendimento personalizado; nosso produto é sensacional; valorizamos os funcionários; amamos nossos clientes; somos pioneiros nisso; somos melhores porque fazemos assim…” e blábláblá. Concorda comigo que esse tipo de resposta não diz nada sobre diferencial? Diz sobre características.

POR QUÊ?

Por que ter atendimento bom, ter produtos e serviços excelentes, valorizar as pessoas NÃO É nenhum diferencial. Isso para mim é o básico, é obrigação de qualquer empresa. Desde quando atender bem e valorizar pessoas deve ser visto como algo incrível? Não, de jeito nenhum, esse deve ser um princípio básico do ser humano, deve ser nosso compromisso independentemente do contexto.

Diante desse fato somado à minha inquietude, em 2013 mais ou menos, eu passei a concentrar minhas forças para responder de verdade uma pergunta que me incomodava: “Como eu vou ajudar profundamente os meus clientes a terem negócios com forte propósito e um verdadeiro diferencial? ”. Eu mergulhei nisso e foi uma das coisa mais maravilhosa que eu escolhi fazer. Pois, antes de ajudar meus clientes a terem um Propósito, eu tive que descobrir o meu e fazê-lo acontecer na prática. Ou seja, eu fiz questão de passar pelo processo pelo qual eu planejava aplicar nos outros. Claro!

Você conhece empresas que vendem soluções que nem eles mesmos experimentaram os resultados?

Pois é, isso é o que mais acontece no mercado, não é mesmo? Mas, eu decidi não deixar isso para lá e resolvi investir tempo e recursos financeiros em autoconhecimento e em muito estudo. O que aconteceu? Foi simplesmente fantástico, transformador e mudou completamente a minha maneira de elaborar propostas e fechar negócios. Olha, uma coisa eu te garanto, por mais que eu tenha uma metodologia de trabalho bem definida, seja na consultoria, na mentoria ou na execução de ações de marketing, não há fórmulas prontas. Cada cliente é único, apaixonante e surpreendente.

E foi então durante esses anos, com base nos meus estudos sobre comunicação, marketing e empreendedorismo, sobretudo com foco em Relacionamento com o Cliente, encontrei uma tríade concludente: Propósito, Autenticidade e Confiança. Descobri que no fim das contas o que uma empresa realmente precisa nos tempos atuais não é em primeiro lugar se preocupar em aumentar as vendas, mas sim em conquistar a confiança das pessoas. Quando você constrói um caminho sólido em busca da confiança. você chega aonde deseja e “vender mais” é consequência!

“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”.

(Lewis Carroll)

Neste sentido, vou compartilhar com você cinco passos do Marketing de Gentileza para começar a pensar nesta jornada fascinante que eu proponho.

1. ATENÇÃO

Esse é o momento de olhar para dentro! É hora de analisar suas ideias, escolher valores humanos, saber o que realmente lhe faz feliz e o que faz sentido para sua vida, descrever seu Propósito, sua Missão, entender como sua empresa está posicionada e então alinhar tudo isso com as tendências de mercado. Negócios com um Propósito forte e verdadeiro conquistam clientes e embaixadores para sua marca.

2. EMPATIA

Agora é hora de olhar para fora. Neste passo, você compreende melhor seu público-alvo e descreve suas personas. Só é possível desenvolver produtos e serviços relevantes se conhecer de fato as dores e necessidades das pessoas. Quando você faz isso, naturalmente está desenvolvendo a empatia.

3. HUMANIZAÇÃO

Agora que você já tem suas personas bem definidas, fica mais fácil definir também a linguagem e a personalidade e trazer mais humanização para sua comunicação virtual. Sua marca tem personalidade tradicional, inovadora, conservadora, jovem, disruptiva, forte, emotiva, séria, divertida…? E sua linguagem, como é? Qual o tom de voz você utiliza para se comunicar com seu público? Além de responder essas questões, também é neste passo que você vai começar a desenvolver o seu diferencial competitivo. Ou seja, aquilo que você tem e ninguém mais tem, aquilo que os clientes só poderão obter com você. Não tem nada a ver com ser melhor ou pior que os concorrentes. Não se prenda a isso. Apenas tenha algo seu, autoral e que transforme positivamente a vida das pessoas.

4. GENTILEZA

Gentileza gera gentileza, gentileza não é ter uma postura fraca ou não saber dizer não. Gentileza é dar atenção genuína às pessoas. Gentileza deve ser regada diariamente para que seja cada vez mais natural e desenvolvida como um valor importante da sua empresa. É neste passo que você deve definir o que você vai oferecer às pessoas e como você vai se relacionar com elas para comunicar o seu diferencial competitivo, elaborado no passo anterior.

5. CONFIANÇA

Por último, mas não menos importante, é hora de escrever e organizar seus objetivos e suas metas. O que você e sua empresa desejam ser? Como você vai trabalhar e agir diariamente para alcançar isso? Neste estágio, você perceberá a necessidade de alinhar seus objetivos com os tópicos definidos lá no 1º passo. Além disso, é crucial você ter o que eu chamo de Indicadores de Confiança, que mostrarão se você está indo pelo caminho certo e como sua marca está atraindo as pessoas e conquistando a confiança dos clientes.

SÍNTESE: como falei no início, eu acredito que em primeiro lugar precisamos mesmo é conquistar a confiança das pessoas. Isso vale ouro e leva a gente muito longe! Pense comigo, minha querida e meu querido, quantas vezes deixamos de comprar algo ou investir em algum serviço simplesmente porque não sentimos confiança? Ou ainda, quantas coisas você já conseguiu na vida porque alguém confiou na sua palavra e você foi lá e cumpriu e conquistou ainda mais outras pessoas ao seu redor?

Espero que este artigo te ajude a pensar o seu marketing digital de maneira mais ampla. Não se limite às técnicas padrões e às ferramentas. Olhe para seu negócio ou projeto empreendedor como se ele fosse um diamante, aquilo que você tem de mais precioso para lapidar e oferecer.

Até a próxima!

Convite: se você empreende ou deseja empreender e não conseguiu ainda encontrar ou definir o seu Propósito, uma Missão verdadeiramente prática e um Diferencial para o seu negócio, eu posso começar a te ajudar oferecendo uma sessão gratuita da Mentoria Marketing de Gentileza. Basta acessar e se inscrever que eu vou te responder e agendar uma conversa online.

Comments

comments