Gentileza gera oportunidades, relacionamentos consistentes, confiança, credibilidade, carisma, sucesso e boa colocação profissional. Ser gentil não é apenas ser educado, mas também uma maneira de se destacar e conquistar novos relacionamentos, que, sem dúvida, vão gerar frutos positivos em sua carreira profissional.

Cada um tem um jeito de agir, de encarar o mundo, de interpretar, de se expressar e de SER! Existem pessoas naturalmente gentis. Outras nem tanto. Ainda há aquelas que são, categoricamente, grossas, estúpidas e nada agradáveis. Muitos profissionais, inclusive líderes, acreditam que, para mostrar firmeza e segurança, devem agir com arrogância, austeridade e dureza.

Não é necessário se forçar para atuar com gentileza, seja em qual for o contexto, mas é preciso enxergar este atributo como um exercício diário na vida sem perder a naturalidade e a essência do seu Eu.

Como ser natural na prática da gentileza?

Em primeiro lugar, seja gentil com você mesmo. Aprenda a amar o que você faz ou, então, busque algo que sinceramente já ame. Valorize os mínimos detalhes de sua rotina de trabalho e as transforme em verdadeiros modelos a serem seguidos. Todos nós temos um jeito próprio de executar as tarefas, mas podemos sempre usar mais criatividade e potencializá-las.

Observe suas tarefas diárias, identifique os momentos mais agradáveis e críticos do seu dia, pontue, mesmo que em pensamento, o que você mais gosta em você e quais as suas características positivas e negativas. Avalie-se com verdade e avalie um dos seus dias. Lembre-se de grosserias que você já fez com alguém e de atos gentis e louváveis que já teve, assim como os motivos para ambas situações.

Depois deste breve exercício, você já consegue compreender melhor seus pontos fortes e fracos que na correria do dia a dia não são possíveis serem observados com tanta clareza. É saudável parar e refletir, se arrepender, esclarecer as ideias e os sentimentos, para então seguir em frente e fazer melhor.

A gentileza será expressa em ocasiões simples, porém, importantes, desde a hora que você acorda… São nesses momentos que você semeia seu Networking.

Networking: Net (rede) e Working (trabalhando). É a sua rede de contatos profissionais. Quanto maior e melhor for a sua teia formada por pessoas, maior é a probabilidade alavancar negócios, conseguir um novo emprego, adquirir mais conhecimento sobre assuntos pertinentes ao seu campo de trabalho, acesso a cursos e informações do seu interesse, vantagens diversas, etc.

Onde cultivar as relações? Em encontros informais, reuniões estratégicas, eventos corporativos, confraternizações, almoços, jantares, bares, roda de amigos entre outras circunstâncias. Ou seja, são relações profissionais baseadas nas relações pessoais. Impossível cativar pessoas e manter esses contatos sem Gentileza.

Sobre o autor Veja todos os posts

Laíze Damasceno

Meu propósito é inspirar, emocionar e tocar o coração das pessoas. Ajudo empreendedores a conquistarem a confiança dos clientes sendo mais gentis no ambiente virtual. Com um método autoral e um plano descomplicado de rápida implementação, auxilio na construção de marcas autênticas, gentis, humanizadas e com propósito.