gentileza virtual no linkedin

Gentileza virtual ainda é um desafio no mundo dos negócios. Se o seu ambiente de trabalho é hostil, desrespeitoso e preconceituoso, não se deixe levar. Não se contamine e “seja a mudança que você quer ver no mundo”, como disse sabiamente Mahatma Gandhi.

Trilha sonora escolhida em um post no Linkedin. Perguntei que música combina com Gentileza e Linkedin, e 25 pessoas me enviaram sugestões. Ao final do artigo tem um agradecimento especial.😉

Comece pelo seu Linkedin, uma rede social poderosa para negócios se você souber usá-la e investir tempo principalmente na relação com as pessoas.

Tenho investido bastante no meu perfil pessoal desta rede, sobretudo no que diz respeito a interação e produção de conteúdo para ajudar empreendedores leigos em marketing digital. E acredito que por este motivo algumas pessoas têm vindo tirar dúvidas e me pedir dicas de como usar melhor o Linkedin para conquistar notoriedade e gerar negócios.

Não há segredos e não tem essa história de “bombar” da noite para o dia. É simples, porém trabalhoso. A própria rede social Linkedin dá as coordenadas. Se você seguir, verá mudanças. Vou compartilhar com você o que eu tenho experimentado e o que tem gerado resultados para mim. Tudo isso com base nos quatro pilares estabelecidos pela própria rede. No entanto, farei isso com uma pitada de Gentileza Virtual, que para mim é a característica mais forte a qual atribuo a minha evolução no Linkedin.

Meu objetivo é ajudar você a formar sua própria audiência e engajá-la com suas ações. Sempre lembrando de ser um pessoa gentil, atenciosa e autêntica.

Gentileza virtual no conteúdo e no relacionamento

Ter um conteúdo interessante, de qualidade e bem produzido publicado no LinkedIn é uma premissa básica para começar a utilizar a rede de forma correta. Fazê-lo com periodicidade também é importante. Porém, para se destacar nessa rede social você precisa ir além, sair do óbvio. As dicas que vou colocar aqui são com base nos quatro pilares destacados pelo próprio LinkedIn no Painel de Vendas Sociais. O Social Selling Index (SSI) ou Índice de Vendas Sociais calcula a interação do perfil e a eficácia em cada um dos pilares. Para você entender melhor, siga esses passos abaixo:

Para descobrir o seu SSI faça esse passo a passo:

1- Acesse seu perfil no LinkedIn;

2- Entre aqui;

3- Clique em “Get your score free”;

4- Confira a sua pontuação.

Agora que você já sabe o seu SSI e a média das pessoas no seu setor e das pessoas na sua rede, passe a acompanhar a sua pontuação semanalmente. E vamos compreender então cada um dos pilares.

1. Estabeleça a sua marca profissional 

Seja marcante. Comunique com frequência o seu diferencial. Para isso, capriche na produção do seu perfil, mantendo-o atualizado e o mais completo possível. Use na sua descrição o seu propósito e aquilo que rege a “alma do seu negócio”. Isso ajuda a estabelecer o seu diferencial e a trazer as conexões certas. O seu perfil não deve ser um currículo engessado. A ideia é que você consiga utilizar os recursos do Linkedin para contar a sua história profissional.

Use os campos disponíveis para informar suas experiências, suas conquistas, suas certificações, seus cursos, os eventos dos quais você participa e tudo o que você considerar relevante para o seu momento profissional. E, claro, uma foto bem caprichada e real.

Depois de dar essa arrumada no perfil,  passe a compartilhar conteúdo, seja em formato de posts, artigos e agora também em vídeos nativos. Com conteúdo de qualidade e interessantes para o seu público, além de estabelecer sua marca profissional, você amplia seus seguidores e engajamento, melhorando naturalmente seu SSI. As recomendações e as conexões também ajudam muito nesse processo. Portanto, junte forças com aqueles parceiros que têm sinergia com o seu negócio e/ou momento profissional.

2. Localize as pessoas certas 

Como falei, ter recomendações e conexões é fundamental para aumentar o seu SSI. Porém, não adianta ter um monte de pessoas conectadas ao seu perfil, mas sem nenhuma ligação com os seus projetos. Isso também não é bom. Você precisa focar no objetivo do seu negócio. Além de buscar conexões com profissionais de áreas correlatas e de interesse para seu negócio, busque também sintonia com as pessoas. Por exemplo, se a gentileza é um valor importante para você e sua empresa, e faz parte do seu dia a dia, procure conexões com pessoas que apresentam essa similaridade. Os seus seguidores e as suas conexões podem ser potenciais clientes e parceiros. Ou seja, são as pessoas com as quais você precisa estabelecer relacionamentos fortes e duradouros. Convites aceitos, mantidos e com interação frequente impactam  no seu SSI.

3. Interaja oferecendo insights

Engajamento e criação de relacionamentos contínuos fazem uma diferença danada no SSI do seu perfil no LinkedIn. Dicas, informações importantes para o seu Networking, respostas a comentários, participar ativamente de grupos e interagir com qualidade é o “pulo do gato” quando o assunto é conquistar e engajar no LinkedIn praticando Gentileza Virtual. Isso não quer dizer que você vai sair enviando mensagens e falando com as pessoas de forma indiscriminada. Tenha critério e lembre-se de falar com as pessoas certas e oferecer a elas o conteúdo que tocará seus corações.

4. Cultive relacionamentos 

Confiança é uma palavra-chave em qualquer relacionamento. No LinkedIn e nas redes sociais, de forma geral, ela faz toda a diferença. É peça-chave na Gentileza Virtual. Trabalhe para criar relacionamentos duradouros e fortes com os seus seguidores. Participe do dia a dia deles, comentando, elogiando, dando força para os projetos que você acredita, curtindo e interagindo com os posts dos seus contatos, seja no seu perfil ou no perfil deles. Seja alcançável. Esteja disponível para uma troca de mensagens e uma conversa. Periodicidade é outro ponto que ajuda a construir a Gentileza Virtual e a aumentar o seu SSI.

Dica especial: antes de pedir que alguém faça uma recomendação para você, avalie se isso é conveniente e se de fato essa pessoa tem algo consistente para falar sobre sua vida profissional. E mais importante ainda: faça antes você uma recomendação a esta pessoa. Talvez, você nem precise solicitar que ela faça o mesmo. Afinal, sua gentileza pode gerar gentileza.

Vamos praticar!

Mais do que entender na teoria a aplicação da Gentileza Virtual nesses quatro pilares destacados pelo próprio LinkedIn e melhorar o seu SSI, você precisa colocar em prática essas ações e analisar os resultados que terá. Acompanhe de tempos em tempos o cálculo do seu SSI e não esqueça que a interação faz toda a diferença, assim como a Gentileza.

Para aprofundar este assunto, eu estarei na ESPM do Rio de Janeiro, de 25 a 28 de setembro, no curso Marketing Pessoal Digital: destaque-se nas mídias sociais com estratégias de Conteúdo e Coaching.

Compartilhe com seu Networking este artigo. Me ajude a espalhar Gentileza nas relações virtuais!

Agradecimento especial 

Obrigada a cada um que participou desse artigo me ajudando com a escolha da trilha sonora, Gentileza, de Marisa Monte. Destaquei em ordem alfabética o nome de cada colaborador.

Aline Morays,  Ana Talavera, Andrea Vargas, Antenor Oliveira, Barbara Pinheiro, Carlos Vitagliano, Cristiane Thiel, Felipe Foch, Hebert Lopes, Helena Bravo, Isabela Pimentel, José Cani, Kedman Elliaquim, Luciana A. de Souza Scaloppi, Marcio de Oliveira, Marco Antonio Alvarenga, Marislei Amorim, Monica Resende, Ricardo França, Robert Cerqueira, Robson Moreira Martins, Roberto Flores, Rodolfo Borges, Rose Allonso, Selena Sartorelo e Sérgio D. Guerra.

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Laíze Damasceno

Meu propósito é inspirar, emocionar e tocar o coração das pessoas. Ajudo empreendedores a conquistarem a confiança dos clientes sendo mais gentis no ambiente virtual. Com um método autoral e um plano descomplicado de rápida implementação, auxilio na construção de marcas autênticas, gentis, humanizadas e com propósito.