marca autêntica para sua voz ser facilmente reconhecida

Criar uma marca autêntica não é um desafio novo para o marketing.

Há algumas décadas atrás não tínhamos como saber quem estava ligando para o nosso telefone, pois não existia uma tecnologia chamada BINA para identificar as chamadas. Mesmo assim éramos capazes de reconhecer algumas vozes sem a pessoa precisar dizer quem era do outro lado da linha. Já na primeira palavra ou até mesmo sílaba já reconhecíamos. E isso acontece principalmente com que tem uma voz marcante e autêntica.

Sugestão de trilha sonora: Alô Alô Marciano

Assim também deve acontecer com a sua marca. Ou seja, seu público deve reconhecer de longe quando é você quem está falando. Assim, ele prestará atenção no que você tem a dizer. Querendo ou não, toda marca transmite uma mensagem para seus seguidores, e a forma como ela faz isso impacta diretamente na percepção deles. Gentileza, leveza, alegria, serenidade, simpatia, rebeldia, agressividade etc. Todas essas características e sensações podem ser passadas de acordo com a sua forma de falar.

O que quero dizer é que toda marca deve ter um jeito único de conversar com as pessoas, assim como nós seres humanos. Dessa forma você passa a se diferenciar e para de competir com seus concorrentes por preço. Seu público e seus clientes vão desejar comprar de você porque entenderão o valor da sua marca e quem realmente ela é.

Como criar uma marca autêntica a ponto da sua voz ser reconhecida no primeiro “alô”?

 

Existem diversas tarefas para se fazer isso. É um trabalho minucioso e extremamente importante na construção e na gestão de marcas. É indispensável dar atenção a elementos como público-alvo, criação de personas, definição de propósito, missão, escolha de valores, posicionamento, estratégias de relacionamento, entre muitos outros aspectos.

No entanto, para não tornar esta conversa técnica e complexa demais, vou tentar compartilhar com você uma ferramenta profissional de maneira simplificada e didática. Meu objetivo é que ao final do artigo você tenha mais clareza sobre como criar uma marca autêntica para ser trabalhada nas mídias digitais.

Para criar uma voz autêntica, vamos precisar entender alguns elementos. Vem comigo!

Personalidade  

Em síntese, Personalidade é “o conjunto das características marcantes de uma pessoa…”. Com a sua marca é igual! A personalidade tem relação direta com o diferencial e com a forma como ela é vista pelo público. Seu conjunto de características está diretamente ligado à posturas, atitudes, missão e aos valores da marca. Podemos dizer que a personalidade é uma das grandes responsáveis por externar a alma do seu negócio. Conheça alguns pontos importantes para começar a compreender e descrever a personalidade da sua marca.

1. Ter propósito, missão e valores bem definidos. Em outras palavras, saber o porquê da sua marca existir, onde quer ir e como vai contribuir na vida das pessoas.

2. Conhecer o seu mercado, seu público e criar suas personas. Buyer Persona é o seu cliente ideal. Trata-se de uma descrição detalhada sobre o perfil comportamental do seu cliente, assim como seus gostos, suas características, informações diversas, preferências e sobre como sua marca vai realmente atendê-lo.

3. Ter um verdadeiro diferencial. Aquele elemento que vai fazer os olhos dos clientes brilharem e que te diferencia de todos os concorrentes.

Alguns exemplos de características da Personalidade: Tradicional, Jovem, Sexy, Charmosa, Inspiradora, Inovadora, Gentil, Profissional, Autêntica, Extrovertida, Organizada e Responsável.

Linguagem

A Linguagem pode ser entendida como o idioma que a marca usa na sua comunicação. É dela que você precisa para comunicar a personalidade, ou seja, “colocar para fora” as características da sua marca. Linguagem “é o sistema através do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais”.

A linguagem é uma espécie de resposta para a personalidade. Ela ajuda a criar conexão com as pessoas e a humanizar as relações virtuais com o público. Veja agora alguns tópicos importantes para começar a desenhar a Linguagem certa para a sua marca.

1. Descobrir palavras-chave que tenham a ver com o seu negócio e que estejam “na boca do público”.

2. Definir jargões e expressões que reforçam a estratégia de posicionamento da sua marca.

3. Criar termos próprios alinhados a mensagem-chave e que estabeleçam uma forte identificação com o público.

Alguns exemplos de características da Linguagem de uma marca: Pessoal, Instrutiva, Leve, Acolhedora, Acessível, Técnica, Simples, Educativa, Simpática, Alegre e Emotiva.

Tom de Voz Autêntico

Em uma visão mais ampla, o Tom de Voz Autêntico é o resultado da soma de Personalidade + Linguagem. Para mim, é como se fosse um elemento surpresa que acontece naturalmente se os tópicos acima estiverem bem construídos e trabalhados. Um Tom de Voz Autêntico é aquele que só a sua marca tem. E isso não tem a ver com ser melhor ou pior que a concorrência, mas sim com ser diferente e ponto final! Um tom autêntico é a dose certa que você vai usar para falar tanto com jovens quanto com idosos nas mídias digitais, por exemplo, sem perder a sua essência. Você continua cumprindo as características da personalidade e da linguagem e também de outros pontos que mencionei.

Por fim, não desperdice tempo e dinheiro criando algo que não tem nada a ver com sua marca e seus clientes. Foco total na autenticidade e no seu posicionamento durante a elaboração de campanhas, conteúdo e ações de comunicação e marketing.

Imagine que não temos ainda a tecnologia da BINA e por isso sua marca precisa ser reconhecida no primeiro “alô”. Esse é o primeiro passo para criar uma marca autêntica e conquistar a confiança do seu público, sobretudo no ambiente digital.

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Laíze Damasceno

Meu propósito é inspirar, emocionar e tocar o coração das pessoas. Ajudo empreendedores a conquistarem a confiança dos clientes sendo mais gentis no ambiente virtual. Com um método autoral e um plano descomplicado de rápida implementação, auxilio na construção de marcas autênticas, gentis, humanizadas e com propósito.