Quem nunca viu um case de gentileza virtual nas redes sociais e se pegou sorrindo para a tela à sua frente que atire a primeira pedra.

Ahh, eu adoro! Quase na mesma intensidade em que me decepciono com posicionamentos inadequados de algumas marcas, claro que momentaneamente despreparadas. Acontece que sem perceber, torcemos para dar tudo certo. Para que os cases sejam sempre de gentileza ou para que cada um dos lados saiba sair desta exposição, sem muitos prejuízos.

E estes cases de marcas cada vez mais gentis felizmente tem aparecido. Bom para mim, pra você e para todas as marcas que precisam de bons exemplos, não é mesmo? Então para memorizar qual posicionamento é mais adequado no caminho da gentileza virtual, vou listar cada uma das três gentis marcas que escolhi hoje e falar um pouco sobre elas.

Marcas que estão arrasando na Gentileza Virtual

Cacau Show – tenho notado um novo posicionamento desta marca, que além de mais objetivo (solucionador dos problemas que chegam à mesa), traz uma cordialidade mais solta. Sabe aquele atendimento de loja, onde você tem a impressão que o atendente é seu amigo? Isso! As interações de Cacau Show são ao mesmo tempo cordiais e informais. Este é o caminho da gentileza virtual. É andar no sentido de que “somos verdadeiros e estamos realmente prontos pra ajudar” e não para simplesmente responder os comments.

Prefs (a prefeitura de Curitiba) – realiza um trabalho de SAC com um posicionamento a princípio diferenciado e já não é de hoje. Outro motivo para que cada empresa acerte de uma vez o caminho da gentileza virtual. Mas, a estratégia aqui é que você aprenda a lidar e conversar com seu público, olho no olho. Como é o caso da Prefs, que utiliza muito bem o humor e sabe gerir um possível conflito. Assim fica mais simples e fortalece a relação de amizade com os seguidores.

Catuaba Selvagem – recentemente publiquei um artigo sobre este case. Se você ainda não viu, pode conferir aqui: http://marketingdegentileza.com.br/catuaba-selvagem-como-defender-sua-marca-sem-ofender-o-outro/

Agir de forma rápida, cordial e certeira é fundamental para prevenir crises e gerir o relacionamento da sua marca no ambiente digital. Usar estas estratégias aliadas ao marketing de relacionamento soluciona possíveis conflitos desgastantes para marcas, clientes e demais usuários que acabam participando.

Bem, espero que estes três exemplos de Gentileza Virtual fiquem gravados e espalhados pelas redes, afinal o mundo aprende com exemplos 😉

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Até mais!

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Laíze Damasceno

Meu propósito é inspirar, emocionar e tocar o coração das pessoas. Acredito que Marketing não é apenas sobre marcas, serviços, produtos ou eventos. É sobre relações humanas. Sou fundadora do blog e autora do livro Marketing de Gentileza. Sou Jornalista, pós-graduada em Comunicação Corporativa, diretora da Angorá Comunicação, palestrante e Coach formada pela SLAC.

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