parcerias entre marcas - blog Marketing de Gentileza

Parcerias entre marcas podem ser uma excelente alternativa para dar aquela movimentada que sua empresa precisa. É também uma forma de envolver seus clientes e oferecer novidades interessantes nesse relacionamento. Independentemente do porte do seu negócio, no fim das contas, em uma visão macro, está todo mundo com seus barquinhos remando na mesma direção: conquistar clientes e aumentar as vendas.

Vamos falar sobre Co-Branding! E saiba que não é somente para grandes empresas, é também para empreendedores que atuam em negócios de pequeno e médio porte. O importante é entender e analisar a melhor forma de realizar o co-branding na sua realidade. Antes de te dar alguns exemplos e te ajudar a ter ideias de como usar o co-branding, quero falar um pouco mais sobre esse conceito derivado do Branding.

O que é Branding?

Tecnicamente falando, Branding é um modelo de gestão empresarial. Brand em inglês significa Marca. Branding não tem uma tradução exata em português, portanto entende-se que se trata da construção da marca, ou seja, algo contínuo. Eu vejo como uma forma de cuidar da sua marca, da sua empresa, para que o público tenha a percepção  correta sobre ela. A comunicação da empresa, o posicionamento, os produtos, as ações e o design, por exemplo, são alguns dos elementos estratégicos que passam uma mensagem para o público-alvo e fazem com que ele construa uma visão e percepção da sua marca.

O Branding cuida justamente das estratégias e direcionamentos que serão usados para criar essa reputação. É um trabalho indispensável para cuidar do nome e de tudo que envolve sua empresa e seus projetos. Para isso é necessário descobrir propósito e cumpri-lo com coerência, descrever missão, ter um forte posicionamento, um diferencial competitivo, defender causas genuínas e investir fortemente em relacionamento com o cliente. Assim, é possível tornar a sua marca querida e fixá-la na mente e no coração das pessoas.

O que é Co-Branding?

Já o Co-Branding se refere às estratégias entre marcas diferentes com objetivos em comum. Em outras palavras, uma ação de co-branding acontece quando duas empresas se juntam para criar produtos ou serviços que reforcem cada uma, fortalecendo nome e posicionamento de ambas. Além de trazer novas oportunidades de negócio, essas iniciativas ajudam a ampliar o alcance das marcas, melhorar e reforçar sua imagem na mente e no coração das pessoas, a aumentar as vendas e, em alguns casos, auxilia ainda na introdução de um novo mercado.

Um ponto fundamental do Co-Branding é que as duas marcas precisam trabalhar juntas e terem uma sinergia para criarem ações memoráveis, rentáveis e sustentáveis para ambas. De maneira simples, é uma parceria forte e alinhada.

Parcerias entre marcas para te inspirar

Vale destacar que Co-Branding não se limita a marcas do mesmo segmento. Muito pelo contrário, existem cases de empresas de mercados diferentes que se juntaram e que deram certo, como você verá a seguir. Gosto sempre de lembrar que estamos na era do relacionamento entre marcas e pessoas. Ou seja, o foco deve estar em humanizar cada vez mais as relações a as experiências com os clientes, visando aumentar a credibilidade da sua marca e conquistar a confiança do público

1. Kibon e Hershey’s 

Não é de hoje que a Kibon se une a outras marcas para criar edições especiais de seus sorvetes. A linha Blast é um exemplo. Ela sempre se renova usando sabores diferenciados de marcas bem conhecidas, como a M&M’s, a Hershey’s e o Oreo.

2. Mc Donald’s e Kopenhagen

O Mc Donald’s é outra marca adepta das parcerias de Co-Branding para lançar produtos especiais. Prova disso foram as edições de Mc Flurry e sundae de Kit Kat e Sonho de Valsa. A delícia da vez é a famosa “Língua de gato” da Kopenhagen.

 

3.  Ipiranga e Rock in Rio

As duas marcas fecharam parcerias que incluíram sorteios de ingressos, automóveis e até viagens com tudo pago.

 

4. Gol e Localiza Hertz

Companhias aéreas e locadoras de veículos são dois serviços que parecem totalmente diferentes. Porém, quantas vezes você viajou ou conhece alguém que precisou alugar um carro quando foi passar uns dias fora? Nesse tipo de ação, o cliente tem desconto na diária de aluguel do carro quando voa com a companhia aérea parceira.

 

5. Motorola e Ferrari

As duas se uniram para criar um celular exclusivo e diferenciado, com detalhes em vermelho-ferrari e logo da marca.

 

6. Uber e Spotify

As empresas fizeram uma parceria onde os clientes podem escolher a trilha sonora da sua viagem dentro do aplicativo da Uber. Uma bela forma de humanizar e tornar o trajeto mais agradável.

Existem muitos outros exemplos de parcerias entre marcas. Mas acredito que essas já podem te ajudar a ter novas ideias e buscar parceiros bacanas para trabalhar sobretudo no ambiente digital, onde mais precisamos desenvolver o olhar humano sobre marketing e vendas e criar relações mais gentis com nossos públicos e clientes.

Aprofunde esse assunto assistindo essa aula online e gratuita: Técnicas de Relacionamento para conquistar clientes nas mídias digitais.

Até a próxima!

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Laíze Damasceno

Meu propósito é inspirar, emocionar e tocar o coração das pessoas. Ajudo empreendedores a conquistarem a confiança dos clientes sendo mais gentis no ambiente virtual. Com um método autoral e um plano descomplicado de rápida implementação, auxilio na construção de marcas autênticas, gentis, humanizadas e com propósito.