práticas para seu blog ser mais confiável

Como ser mais confiável diante de tanta informação e concorrência?

Assim como acontece em uma relação afetiva, no mundo dos negócios a confiança também é um ato crucial para conquistar clientes e inspirar as pessoas. O caminho é criar uma aliança com o seu público. Como fazer isso na prática? Explico.

Eu postei aqui um artigo sobre 6 formas gratuitas de humanizar seu blog. Gostei tanto do feedback que recebi de pessoas empreendedoras que resolvi dar outras dicas neste contexto.

O blog é um lugar ideal para você se aproximar das pessoas, comunicar o seu Propósito e naturalmente conquistar a confiança do público. Se você ainda não tem blog, precisamos conversar e providenciar um.

Empreender é muito mais do que ter uma empresa ou uma big ideia bacana de negócios. É ter uma visão ampla e integrada sobre várias coisas, inclusive sobre as relações humanas. É ter mentalidade e atitude empreendedora. Além disso, um empreendedor de verdade é aquele que desenvolve a capacidade de executar suas ideias, de colocar a mão na massa e fazer acontecer sem depender dos outros. A começar pelo seu blog: pare de inventar dificuldades e protelar melhorias. É importante que você se preocupe não apenas com recursos técnicos e qualidade do conteúdo, mas também em ter hábitos e comportamentos que construam relacionamentos duradouros e de confiança com os visitantes. São hábitos simples. Pode até ser trabalhoso, mas são fáceis.

As suas atitudes na web dizem muito sobre você, sobre seu trabalho e ajudam a edificar a sua reputação online. Neste sentido, separei uma lista com cinco ações práticas para você adotar no dia a dia do seu blog. São simples, mas tenho certeza que te ajudarão a desenvolver Gentileza Virtual. São o primeiro passo para ser mais confiável diante de tanta informação e concorrência.

1. Tenha um endereço personalizado na web

Seu projeto, sua marca ou empresa precisa de um nome que comunique a sua essência. Ter um blog com domínio personalizado e registrado no Registro.br, além de passar mais confiança e profissionalismo, pode te ajudar a ser encontrado com mais facilidade no Google. Ao invés de ter um endereço como www.marketingdegentileza.blogspot.com, eu acredito ser melhor desta forma: marketingdegentileza.com.br. Além disso, crie um e-mail com endereço próprio para se comunicar diariamente com seu público e seus clientes. Imagine se meu e-mail fosse laize1984@hotmail.com. Concorda que soa melhor e mais profissional assim: laize@marketingdegentileza.com.br?

Não tenha dúvidas, invista em um endereço personalizado.

2. Responda os comentários

Hábito super básico, mas que muitas vezes é negligenciado. Tenha atenção para responder às dúvidas, comentários e interagir com os seus seguidores e público em geral. Esse é um passo fundamental para criar relacionamentos sólidos. Isso não só mostra que você é acessível e disposto a ajudar, como reforça o seu posicionamento.

3. Disponibilize uma forma de contato

Além de interagir nos comentários, lembre-se de ter no seu blog uma área de contato, para que possíveis clientes consigam te encontrar e falar com você. Insira um formulário com os campos nome, e-mail e mensagem e informe também seu endereço, ou pelo menos a cidade e o estado em que você está. Quanto mais acessível você for, mais as pessoas tendem a confiar no seu trabalho.

4. Conte sua história

Além dos conteúdos que publica e de informações sobre contato, também é importante ter uma página ou um artigo-chave sobre a sua história, sobre quem é você (com foto atualizada), do que se trata o seu projeto, marca e/ou empresa e também o porquê do seu blog existir. Desta maneira, as pessoas passam a te conhecer melhor e a compreender o motivo de você se dedicar ao blog.

Esse texto sobre sua história vai ajudar a criar identificação com muitas pessoas e gerar credibilidade para os seus seguidores e atrair novos visitantes. A ideia aqui é deixar de ser apenas um blog “sem cara” e “sem coração” e passar a ser mais humanizado.

5. Mantenha seu blog sempre atualizado

Eu entendo que a correria do dia a dia pode acabar fazendo com que você deixe seu blog um pouco de lado em alguns momentos. Porém, esse é um hábito que você precisa evitar ao máximo. A gente consegue se comprometer com várias coisas na vida, seja por necessidade ou prioridade. Por exemplo, todo dia tomamos banho, escovamos os dentes e comemos. A partir de agora, inclua na sua rotina atualizar seu blog! Não tem problema se não puder produzir um volume alto de conteúdo.

Eu, por exemplo, consigo atualmente me dedicar em uma atualização semanal aqui. Mas, você pode fazer quinzenal, duas vezes por semana, ou quantas puder e quiser. O importante é você escolher um dia da semana, um horário e respeitar sua agenda. Assim você mostra que cumpre com seus compromissos e metas e faz com que as pessoas se mantenham conectadas com você por meio do seu blog.

Capriche nos textos, nas imagens, fotos, vídeos e tente sempre inserir um item criativo nas suas postagens. Trate seu blog como se fosse a sua casa, que você cuida com carinho para receber com Gentileza e organização os seus convidados. Publicar por publicar não tá com nada!

Se você curtiu esse artigo, acredito que também vai gostar do ebook gratuito “Aumente a Credibilidade da Sua Marca: 25 práticas para ganhar a confiança do seu público no ambiente digital”

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Laíze Damasceno

Meu propósito é inspirar, emocionar e tocar o coração das pessoas. Ajudo empreendedores a conquistarem a confiança dos clientes sendo mais gentis no ambiente virtual. Com um método autoral e um plano descomplicado de rápida implementação, auxilio na construção de marcas autênticas, gentis, humanizadas e com propósito.