Qual é a história da sua marca?

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O Storytelling é hoje uma estratégia usada pelas marcas para contarem suas histórias. É uma forma de se apresentar ao mundo, mostrar a que veio e criar vínculos com o seu público. Empresas como Apple e Coca-Cola criam storytelling há muito tempo, antes mesmo de existir esse termo, afinal quem não se lembra da garota com uma marreta que quebra um computador da IBM e do papai noel que toma Coca-Cola?!

Atualmente, muitas empresas procuram se conectar com seus clientes, ter personalidade e se humanizar, e é aí que o storytelling entra em cena, pois ele não apenas vende um produto ou serviço, ele vende a ideia marca como um todo, ou seja, é aqui que você irá mostrar a personalidade da sua empresa. Esse é o primeiro degrau para a construção da sua marca.

Todos gostam de ter uma boa história, e quando bem criada ela gera empatia e conexão. Nós temos que ter em mente que as pessoas, em geral, compram por sentimento e, por isso, elas procuram marcas que compartilham dos seus valores. Por isso, o Storytelling não é um método apenas para atrair clientes, ele atrai embaixadores.

4 elementos do Storytelling

Para criar uma boa história precisamos de um roteiro, até mesmo para saber qual rumo ela irá tomar. Com o storytelling não é diferente, confira essas dicas para fazer o seu.

1 – Mensagem: antes de tudo, pense na mensagem que irá transmitir. Não basta apenas “prender” o público, você tem que se tornar lembrado na mente delas.

2 – Conflito: o primeiro item a aparecer no storytelling são as dificuldades ou barreiras a serem superadas.

3- Personagens: elabore muito bem os personagens, pois será através deles que o seu cliente irá se identificar com a sua marca. As pessoas gostam de se colocar no lugar do personagem. É isso que irá conectá-los com a sua empresa, com a sua história.

4 – Enredo: mensagem + conflito + personagens = enredo, ou seja, o conjunto da obra. Cada item separado é de extrema importância, mas juntos eles se tornam essenciais.

Cases para inspirar

Separei dois cases de duas marcas que admiro e que hoje vão muito além de seus produtos. Elas compartilham dos seus sonhos e histórias com o público, e consequentemente atraem mais do que clientes, elas atraem seguidores.

#Johnnie Walker

Esse é um storytelling que também conta a origem da marca, desde a época em que tudo era apenas um sonho até os dias atuais, em que ela domina o seu mercado.

#Bauducco

Quem não se lembra do tio da Bauducco que aparece todo natal com seus panetones (produto principal da marca)? O storytelling da empresa mostra as verdadeiras origens dela, que é uma empresa que passou de pai para filho e tem raízes italianas.

Tem dúvidas ou sugestões sobre Storytelling? Deixe seus comentários aqui e vamos debater mais sobre esse assunto.

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