Resposta de Anitta

A resposta de Anitta para o post grosseiro do vereador Otoni De Paula agitou as redes sociais e trouxe algumas lições. O vereador Otoni De Paula publicou em seu perfil no Facebook uma foto da cantora com uma pergunta pra lá de grosseira, com o nítido intuito de gerar ladainha na internet, seguida de uma mensagem mais terrível ainda.

Resposta de Anitta

É claro que a cantora se viu no direito de se posicionar diante de tamanha falta de gentileza. Apesar do tom irônico, eu particularmente achei a resposta digna de aplausos. Gosto sempre de fazer o exercício “e se fosse comigo, o que eu faria?”.  Veja a resposta de Anitta no comentário do post do vereador Otoni De Paula.

O que podemos aprender com a resposta de Anitta

E se fosse com você? Como reagiria a um ato tão grosseiro como esse? Como agir em situações como essa, onde é fácil ficar com raiva e querer responder no mesmo nível? Não vou entrar na questão do que é verdade ou mentira sobre a cantora. Afinal, a vida é dela e ela faz o que bem quiser. Inclusive, e se ela fosse garota de programa? O que Otoni De Paula tem a ver com isso? Além disso, também não é meu objetivo discutir se a artista é boa ou ruim, se gosto ou não gosto de suas músicas ou sobre o que é sensual e vulgar. O foco aqui é o teor de sua resposta que, ao meu ver, diz muito sobre um bom posicionamento nas redes sociais. Compartilho nas próximas linhas algumas análises e as lições que tirei disso tudo.

1. Não vale a pena dar o troco na mesma moeda

Quando agimos igual ao agressor, estamos simplesmente nos igualando e nos colocando no mesmo nível que ele. Se alguém te xingar ou espalhar inverdades sobre você, não faça o mesmo. Respire fundo e pense duas vezes antes de dar qualquer resposta. Não xingue e nem invente mentiras. Diga a verdade e mostre ao seu público a sua essência ao invés de se contaminar com coisas que não valem de nada e não levarão a lugar nenhum.

O que mais gostei da postura de Anitta foi justamente ela não ter retrucado com baixaria. Em nenhuma linha ela o chamou de vagabundo ou coisas do tipo.

2. O sucesso tem um preço, mas ninguém é de ferro para aturar grosseria sem noção 

Isso é uma verdade. Quanto mais notoriedade uma pessoa tem, maior é a chance de passar por esse tipo de situação, repleta de críticas, injustiças e tantas outras faltas de gentileza. De fato ninguém merece ser tratado dessa maneira e exposto de forma tão absurda. Mas o sucesso gera inveja em muitas pessoas e isso acaba fazendo parte da fama e do sucesso. É preciso saber lidar com esse tipo de situação, pois uma vez que se alcança um alto nível de visibilidade é preciso mais do que nunca estar com a mente sã e ter na ponta da língua respostas verdadeiras, sinceras e gentis.

Anitta mostrou que sabe lidar com o sucesso. Percebi que o foco de sua resposta não está no que ela tem enquanto artista bem sucedida, mas sim no que ela é e no que ela contribui diretamente na vida de cerca de 50 famílias.

3. É possível se sair bem de uma situação constrangedora e desfavorável

Com verdade, firmeza e gentileza, é possível contornar esse tipo de situação. Sem precisar ofender e baixar ainda mais o nível de um post. Quanto mais você der margem para a discussão, pior poderá ficar o caso e maior será a repercussão.

Se Anitta tivesse respondido de outra maneira, talvez ela pudesse ter se encalacrado. Mas, não, saiu com classe. Sua resposta foi direta e forte.

4. Agir com gentileza não é ser apático

Até para ser gentil nos dias de hoje é preciso ter muita coragem para se defender e responder com educação a esse tipo de ofensa. Em linhas gerais, gentileza é atenção genuína às pessoas. Ou seja, é a capacidade de perceber a necessidade de alguém e atendê-la sem esperar nada em troca. Em uma situação como esta, fale aquilo que acredita e o que é conveniente. Falar o que pensa e ser autêntico é diferente de falar absolutamente tudo o que vem na mente e ser grosseiro e mal educado.

Anitta foi atenciosa nesta situação, provavelmente não se deixou levar e foi autêntica na sua resposta.

5. Situações inesperadas podem ser favoráveis

Aproveite cada oportunidade para se posicionar e defender suas causas. Anitta deu um belo recado sobre machismo e sobre preconceito com as mulheres. A cantora ainda fez uma excelente crítica à justiça brasileira e ao governo que parece dormir perante a realidade do nosso país.

Depois que a cantora respondeu, Otoni De Paula pediu desculpas publicamente e tentou consertar o texto do post original. Mas eu achei que ele piorou sua situação. Era melhor ter ficado calado. Ainda por cima colocou a culpa na assessoria de imprensa:desculpas otoni

O que você achou da resposta de Anitta? Deixe no comentário sua opinião e outras lições que você tirou dessa história.

Sobre o autor Veja todos os posts

Laíze Damasceno

Meu propósito é inspirar, emocionar e tocar o coração das pessoas. Acredito que Marketing não é apenas sobre marcas, serviços, produtos ou eventos. É sobre relações humanas. Sou fundadora do blog e autora do livro Marketing de Gentileza. Sou Jornalista, pós-graduada em Comunicação Corporativa, diretora da Angorá Comunicação, palestrante e Coach formada pela SLAC.