dicas para vender nas mídias digitais

Vender nas mídias digitais tem sido um problemão? É algo que te dá medo e insegurança? Continue lendo se você passa por isso, pois eu já.  Mas, agora eu fecho vendas usando apenas a internet. Vou compartilhar o que faço.

Realizar vendas concretas tendo as mídias digitais como aliadas não é um bicho de 7 cabeças. Mas, esqueça aquele jeito antigo, chato e agressivo de abordar as pessoas e fazer seu discurso de vendas. Saiba que a partir de agora o conteúdo digital é o seu melhor amigo nesse desafio.

As vendas na internet não param de crescer. No e-commerce, por exemplo, as coisas melhoraram! Segundo o site profissionaldeecommerce.com.br, as vendas aumentaram 8,7% no Dia dos Pais deste ano, comparado a 2016, alcançando R$ 1,94 bilhão em vendas. Um recorde para o mercado.

Um dos responsáveis por esse aumento são os canais de mídias digitais. Ou seja, blogs, redes sociais, e-mail, assim como o conteúdo que é utilizado para cada tipo de mídia.

Para a prestação de serviços, também usamos estratégias de venda baseadas em conteúdo digital. O Marketing de Conteúdo é crucial. Por meio de diversas técnicas, que vou explorar mais adiante, você consegue engajar seu público-alvo e ampliar sua lista de possíveis clientes. Conteúdos relevantes, gentis, atrativos e que resolvam as “dores” das pessoas são os que geram mais engajamento e retorno quando o assunto é vendas. E o melhor? Você faz isso de forma orgânica, natural, justamente por estar ali para resolver o que aflige a sua persona.

O grande barato do Marketing de Conteúdo é justamente divulgar seus serviços e produtos, sem ser invasivo ou agressivo, aplicando a gentileza na sua comunicação. Muita gente tem receio de falar em vendas nas mídias sociais. Eu não vejo problema algum. O importante é que seu discurso seja congruente com o seu posicionamento de marca, que a venda tenha uma linguagem conectada à personalidade da marca e que seja uma venda honesta, sem mentiras e enrolação. Gentileza em tudo, sempre!

Vender nas mídias digitais será mais fácil se você começar por essas dicas

 

1. Tenha uma oferta bem definida

O ponto de partida é responder essas questões: qual é a sua oferta? O que você quer vender? Sua oferta está bem escrita? Ela foi “desenhada” com foco na sua persona? A linguagem da sua oferta está adequada aos meios digitais? Está congruente com a linguagem da sua marca? Está fácil de compreender quais os reais benefícios e ganhos o cliente terá?

Além de perguntas como essas, você também deve disponibilizar uma landing page com informações objetivas sobre preço, formas de pagamento, bônus (se houver), respostas para possíveis dúvidas e o formato de entrega do seu produto ou serviço, independentemente de ser algo digital ou físico.

2. Use call to action em seus conteúdos

Uma vez que você já tem sua oferta bem escrita na página de vendas, é hora de gerar tráfego para esta página. Ou seja, criar conteúdo relevante para atrair as pessoas e direcioná-las até a página da oferta. Os artigos de blog, por exemplo, são excelentes para receber o que chamamos de call to action (chamada à ação). Veja a minha call to action ao final deste artigo.

Se você não convida o seu leitor para tomar uma ação, ele provavelmente não vai chegar à sua oferta. Essa técnica é básica e poderosa, seja para indicar ao seu cliente potencial um novo conteúdo gratuito ou algo pago. Lembre-se de facilitar esse caminho para ele seguir os passos necessários e aproximar vocês em uma conversa de fechamento de vendas.

3. Compartilhe depoimentos de clientes

Essa estratégia é o que podemos chamar de “comprovação de venda”. Quando um cliente faz um depoimento falando sobre a experiência que teve com seu produto ou serviço você tem uma comprovação de tudo que você fala na sua comunicação. O mais legal é que vem de alguém de fora da sua empresa, de alguém que de fato usou o seu produto ou serviço, o que traz ainda mais confiança e credibilidade ao que você apresenta para os seus possíveis clientes. Avaliações também ajudam a construir opiniões e criar relacionamentos sólidos, duradouros e confiáveis com seus seguidores. Lembre-se de inserir uma call to action ao final dos depoimentos.

4. Ofereça gratuitamente materiais ricos 

E-books, videoaulas, checklists, palestras, webnários e materiais digitais que são entregues gratuitamente mediante a um cadastro de e-mail são fundamentais para a geração de leads. Visitantes das suas mídias digitais se tornam leads quando se interessam por algo que você ofereceu e se cadastrou para receber o material. É alguém com perfil de cliente potencial para seu negócio.  Portanto, entregue sempre o que prometeu e continue gerando leads.

Você precisa caprichar na produção e qualidade desses materiais para montar constantemente e progressivamente sua lista de pessoas interessadas no que você tem a dizer. Esses materiais devem ser autênticos, produzidos por você e devem ajudar o leitor a resolver pelo menos um problema que ele não conseguiria sem a sua ajuda. Esses materiais ricos são a porta de entrada para você vender outros produtos e serviços mais robustos, e naturalmente pagos. Materiais gratuitos e de valor podem funcionar como uma espécie de trampolim ou upsell para outros produtos e serviços.

5. Publique vídeos com dicas e tutoriais

Mostrar que você domina o assunto e que vende algo em que acredita é uma excelente estratégia para vender nas mídias digitais. Vídeos são ótimos, pois é tipo “olhar no olho” da pessoa e conversar diretamente com ela. Eles passam confiança e mostram a sua articulação. Ao final do vídeo e na descrição dele, convide seu espectador para clicar em algum link que contenha o que está oferecendo gratuitamente ou vendendo.

Recapitulando: oferta bem definida na landing page + call to action no conteúdo + depoimentos de clientes + materiais ricos gratuitos + vídeos.

Tudo isso vai te ajudar a ganhar autoconfiança no seu discurso de vendas e também fazer com que as pessoas confiem em você e nos seus produtos e serviços. Aprofunde esse conhecimento baixando o meu ebook gratuito “Aumente a credibilidade da sua marca”

Até a próxima!!!

Sobre o autor Veja todos os posts

Laíze Damasceno

Meu propósito é inspirar, emocionar e tocar o coração das pessoas. Ajudo empreendedores a conquistarem a confiança dos clientes sendo mais gentis no ambiente virtual. Com um método autoral e um plano descomplicado de rápida implementação, auxilio na construção de marcas autênticas, gentis, humanizadas e com propósito.