10 qualidades pessoais que todos nós precisamos ter, somos capazes de desenvolver e que influenciam positiva e diretamente na imagem do nosso negócio. Marketing de Gentileza

Ainda existe o pensamento de que vida profissional não se mistura com vida pessoal. Eu sinceramente nunca concordei com isso. Ou melhor, já sim, quando eu era funcionária. Mas quando passei a empreender fulltime no meu próprio negócio, isso caiu por terra e vi total sentido em ter uma vida integral e alinhada em todas as esferas. Até porque, para mim, empreender é um estilo de vida, que por sinal eu amo!

Sugestão de trilha sonora para deixar seu dia lindo e sua leitura mais emocionante:

Neste contexto, já parou para pensar no quanto as atitudes pessoais influenciam diretamente na imagem do seu negócio? Seja ele de pequeno, médio ou grande porte. Seja ele um projeto específico ou uma nova iniciativa empreendedora. Pois é! É até óbvio, né. Afinal, negócios são constituídos exatamente por pessoas com diferentes qualidades e habilidades. Cada um, individualmente e coletivamente, contribui para uma empresa ou marca ser o que ela é. E são essas qualidades e habilidades que norteiam o sucesso dos nossos negócios.

Um negócio de sucesso não depende só de vendas. Inclusive, você pode ser mestre em traçar excelentes estratégias de vendas, mas se não tiver jeito para lidar com gente e não gostar de se relacionar constantemente, “vai dar ruim”. Vendas é uma ponta que precisa ser amarrada com um todo muito maior que engloba sempre o mais importante: PESSOAS!

Fiz uma listinha com 10 qualidades pessoais que eu acredito que todos nós precisamos ter, somos capazes de desenvolver e que influenciam positiva e diretamente na imagem do nosso negócio.

1. Atenção

Olha, vou te falar uma coisa, atenção é uma coisa basicona, mas como essa palavrinha é crucial, viu? Atenção para olhar pra dentro e entender os próprios sentimentos. Atenção para olhar para o mundo e compreender as mudanças, as transformações e acompanhá-las. Atenção para olhar para o outro e conseguir captar rapidamente suas necessidades. Atenção para ler um e-mail, para ouvir as pessoas, para interpretar corretamente um texto, para administrar tudo! Desenvolver a atenção deve ser um exercício diário.

2. Proatividade

É a capacidade de se antecipar aos problemas. Essa qualidade sem dúvida será um diferencial no seu dia a dia empreendedor e ajudará a seu negócio crescer e evitar estresses. Para além disso, preciso destacar aqui um ponto fundamental: a capacidade de ser proativo com os outros e construir relações sólidas, com maturidade e comprometimento. Portanto, lembre-se de ser proativo não só com as suas coisas, mas também com as pessoas!

3. Autodidatismo

Ter graduação e especializações é muito importante, mas estudar e se atualizar por conta própria demonstra que você é um profissional em movimento, que está em constante busca de conhecimento e é determinado a aprender. A internet está repleta de bons conteúdos GRATUITOS. Não tem desculpa para não estudar e se aprimorar. Ahh, e ressalto que estudar não é sinômino de ler, ok? Estudar é conhecer, aprender e implementar na prática.

4. Equilíbrio Emocional

Reter as milhares de informações recebidas diariamente e ainda lidar com as emoções nem sempre é uma tarefa fácil. Por esse motivo, procure meditar ou relaxar do seu jeito, nem que seja por 10 minutos todos os dias. É fundamental que você tenha tenha um tempo para si. Eu por exemplo faço uma oração todas as manhãs e sempre que preciso me sentir mais forte e ainda mais conectada com um todo maior que eu. Não tenho religião. Mas essa é a forma que encontrei de “esvaziar” minha mente elétrica, alimentar a minha alma e trazer paz ao meu coração.

5. Confiança

Essa qualidade é poderosíssima. Confiança é como o abrir do Mar Vermelho de Moisés. rs. Mas antes de conquistar a confiança das pessoas, tem um passo antes que é a autoconfiança, que por sua vez é diferente de arrogância. Quando somos seguros de si, naturalmente conseguimos exalar segurança para o outro. E quando alguém simplesmente confia na gente, putz, é para mim, o ápice, é a meia-noite da virada do ano no Réveillon de Copacabana. Alcançando esse nível, cumpra com cada vírgula que falou! Realize suas entregas conforme previsto e caso não dê conta, explique aos seus clientes o ocorrido, mas chegue logo com uma solução. É melhor alterar a rota no meio do caminho do que não cumprir nunca os seus compromissos. E lembre-se que o cliente não tem nada a ver com seus problemas pessoais.

6. Humanização

Sabe quando a gente conversa com alguém que tem as palavras certas para tudo? E aquelas que a gente conversa alguns minutos e parece que já conhece há séculos? Você também pode ser essa pessoa!!! Isso tem a ver com humanização. Ou seja, com a forma como você humaniza, pessoaliza principalmente a comunicação virtual. Ter o fator humanização no seu negócio, sobretudo no ambiente digital, é ter habilidade com as palavras. O que é fundamental para quem está na linha de frente de um negócio. Essa qualidade é indispensável para envolver seu público no seu discurso de comunicação e de vendas.

Mas também utilize as suas palavras para engrandecer as pessoas e para retribuir elogios. Quando necessário e conveniente, critique em particular. Palavras bem ditas fazem “milagres”, por mais que a situação seja crítica e delicada. Portanto, desenvolva a habilidade de usar bem as palavras e encantar as pessoas com o poder da fala. Encantar com as palavras soa como um abraço apertado. Dica: quanto mais você ler, mais você vai falar bem! Quanto mais você fala bem, mais você expressa sua autenticidade. Quanto mais você se expressa com verdade e originalidade, mais você conquista e atrai os seus melhores clientes.

7. Organização

Organizar é mais do que ter um ambiente de trabalho arrumadinho e uma listinha de tarefas na agenda. Organização, para mim, é praticamente sinônimo de produzir mais e ganhar tempo. Planejar suas atividades diárias é obrigatório! Assim, você não chega ao final do dia com a sensação de não ter feito nada ou ter feito pela metade. Uma sugestão é dividir seu tempo em períodos e focar em uma atividade por vez. Tem a ver com ter foco e concentração. Saiba identificar o que é importante e o que é urgente. Para ajudar nessa qualidade, indico o conteúdo da Consultora em Organização Kalinka Carvalho.

8. Positividade

Manter-se positivo é sem dúvida algo que lhe fará bem e ainda vai te ajudar a manter o foco e a alegria em todas as tarefas rotineiras. Ser positivo não é da boca pra fora. Tem que vir de dentro. Tem que acreditar de verdade! Ninguém quer conviver com gente negativa. E não confunda negatividade com tristeza. Ter momentos tristes faz parte. Mas ser alguém negativo, que só reclama, critica, que só vê o lado ruim de tudo e nunca propõe uma solução inteligente, só afunda tudo, inclusive os negócios.

9. Empatia

É a capacidade de sentir junto com o outro sem julgamentos ou críticas. Se colocar no lugar do outro não para sentir pena, mas para ajudá-lo em alguma situação. Desenvolver empatia é indispensável para qualquer ser humano. Quando você tem essa qualidade, além de ser alguém mais sensível, consegue também ser mais perspicaz para oferecer as soluções certas no momento certo para seus clientes. Já fechei negócios com clientes porque tive empatia, senti junto com ele, e consegui fazer a oferta na hora certa do jeito certo.

10. Gentileza

Se você acompanha meu conteúdo já sabe que este é um dos meus Temas-Chave de Conteúdo. Ser gentil é mais do que sorrir na selfie, escrever coisas bonitas e parecer legal nas redes sociais. É desenvolver diariamente a capacidade de perceber a necessidade de alguém e ajudar sem esperar nada em troca. É dar atenção genuína às pessoas. Antes de ser um empreendedor de sucesso, seja um Ser Humano bem sucedido: gentil, empático, atencioso e confiável. Gentileza acontece de dentro para fora. Seja gentil com você primeiro. Você se sentirá melhor, as pessoas ao seu redor também e os seus negócios irão bem.

Em geral, a Gentileza retorna. E se não retornar, não se chateie. O mais valioso é você ter consciência e alegria de que fez algo bom e genuíno. Isso muda tudo para melhor, transforma a sua jornada empreendedora e aperfeiçoa o relacionamento com as pessoas.

Quando eu criei o Marketing de Gentileza foi justamente para trazer a gentileza como um alicerce desta atividade pela qual sou apaixonada. A missão do MDG é humanizar as relações entre negócios e pessoas principalmente no ambiente virtual. Portanto, essa qualidade, esse lindo atributo, é para fechar com chave de ouro essa lista TOP 10.

[ Além do meu livro e das frentes do projeto como um todo, Marketing de Gentileza é um método de 5 passos (Atenção, Empatia, Humanização, Gentileza e Confiança) que desenvolvi para ajudar as pessoas a empreenderem com propósito, a construírem marcas gentis e a fazerem marketing honesto, autêntico e humanizado, para atrair os melhores clientes usando as mídias digitais].

Poderia citar aqui outras qualidades igualmente importantes para seu desenvolvimento pessoal e que influenciam positivamente seu negócio. Mas é interessante que aos poucos você também faça a sua própria lista e descubra que possui atributos ainda mais incríveis.

Quanto mais foco em pessoas e em desenvolver atributos pessoais, mais chances seu negócio tem de ir bem todo dia.

Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e sugira para seus amigos empreendedores que se identificam com este tema.

Muito obrigada pela atenção.

Até a próxima pauta!


Sobre o autor Veja todos os posts Site do autor

Laíze Damasceno

Criadora do Marketing de Gentileza, mentora de Estratégias de Conteúdo Digital e Humanização de Marcas. Eu te ajudo a conquistar o reconhecimento e a confiança do seu público com estratégias de conteúdo humanizado, autêntico e com propósito. Criei o Marketing de Gentileza com a missão de ajudar a humanizar as relações virtuais entre marcas e pessoas. Eu acredito que Marketing não é apenas sobre marcas, serviços, produtos ou eventos. É sobre relações humanas. E que criar conteúdo é a melhor forma de deixar o seu legado no mundo. Conte comigo para conquistar o reconhecimento e o engajamento com o seu público com um Conteúdo que Gera Confiança!