Quantas vezes você já ficou um tempão parado em frente ao computador sem saber por onde começar a produzir o seu conteúdo? Ou então, navegando nas redes sociais e na web buscando inspiração?

Essa é uma realidade para muitas pessoas que têm uma dificuldade em saber o que comunicar, compartilhar e como criar suas pautas de conteúdo.

Bom, eu tenho uma ótima notícia: ter novas ideias de conteúdo não é tão difícil quanto você pensa. É apenas uma questão de aprender técnicas simples, rápidas e realmente possíveis de serem implementadas.

Eu entendo que na correria do dia a dia é difícil mesmo tirar alguns minutos para ter novas ideias de conteúdo e se dedicar a alimentar as suas redes sociais ou blog.

Mas, a realidade é uma só: quem não está compartilhando conteúdo próprio, autêntico, humanizado e com propósito não tem como ser reconhecido pelo seu trabalho.

Hoje, o conteúdo digital, relevante, autêntico e de valor é sem dúvida a melhor maneira de construir relações humanas duradouras e gerar novas oportunidades. Se você é desse grupo que tem dificuldade para ter novas ideias de conteúdo ou não tem tempo e nem está conseguindo despertar a criatividade, vou te ajudar com 3 dicas simples e rápidas que vão decolar a sua criação e quebrar de vez essas barreiras. Vamos nessa?

1) Post-enquete

Nada melhor do que deixar que o seu público fale o que quer ver nas suas redes sociais. Portanto, crie um post perguntando para seus seguidores sobre o que eles gostariam de aprender dentro dos temas que você domina e pode ensinar. Com essas respostas pode ter a certeza de que você terá diversas novas ideias de conteúdo para produzir.

Vamos supor que você é especialista em carros. Entende bastante do universo automotivo e quer criar pautas novas que atraiam o público certo para ofertar suas soluções por meio de artigos e vídeos.

Você naturalmente sabe muito mais que o público leigo, formado por pessoas que você quer atrair. Então, que tal perguntar por exemplo: “Quais são suas dúvidas sobre manutenção do carro? Quero te orientar sobre cuidados básicos para você não ficar na mão se por algum motivo seu automóvel parar no meio da estrada. Deixe a sua pergunta nos comentários”.

Pode ter a certeza de que você receberá comentários que valem ouro! São essas respostas que você vai pegar e transformar em novas ideias de conteúdo para seus artigos, vídeos e quem sabe até para um ebook ou curso online. Explore bem todos os comentários e retornos.

Lembre-se que isso se aplica para todas as áreas de atuação.

2) Insight Machine

Vamos ativar a máquina de ideias que você tem aí? Sim, todos têm ideias e a maioria pode e deve ser usada. Só que boa parte das pessoas talvez não saiba expressá-las de forma interessante para criar conteúdo digital estratégico.

Como, então, construir uma máquina poderosa de ideias para você?

Comece ativando diariamente o seu olhar sobre o que está acontecendo ao seu redor e anote tudo! Sim, anote as coisas mais simples que acontecem. Sinta-se bem livre e sem medo para escrever em um bloco de notas, pode ser do celular, tudo o que você aprendeu com cada acontecimento do seu dia.

Vou dar um exemplo meu: já transformei várias experiências do meu dia a dia em assuntos interessantes, como a série de conteúdos Marcas de Gentileza no Vale do Silício. Durante minha jornada pela Califórnia, mais especificamente em São Francisco, eu criei uma série de conteúdos na qual eu registrava acontecimentos que eu considerava ser uma gentileza.

Além disso, fiz também uma série de vídeo-entrevistas com 6 brasileiros que empreendem no famoso Silicon Valley. O grande lance é você conectar a observação que você faz diariamente com os seus Temas-Chave de Conteúdo (TCC). Para você ter uma ideia, os meus são esses cinco: Marketing de Conteúdo e Comunicação Digital, Propósito, Empreendedorismo, Relações Humanas e Gentileza.

A técnica de série de conteúdos é ótima para você se comprometer com a sua produção e fidelizar por um bom tempo a sua audiência.

3) Voz do público, voz de Deus

Essa para mim é uma das mais poderosas e assertivas. É quando você simplesmente pega o que está na boca do povo e transforma em assuntos para seus conteúdos.

Porém, não pode ser “qualquer povo”. Tem que ser o seu público. Melhor ainda: seus clientes e pessoas em geral que consomem o que você oferece, sejam produtos, serviços, soluções…

Naturalmente, você está em contato diariamente com seu público, certo? Que tal ligar, enviar um email ou uma mensagem de whatsapp para alguns de seus clientes e pessoas que acompanham você nas redes sociais e fazer perguntas como:

– Qual é a sua maior dificuldade no assunto X?

– Como você gostaria que eu te ajudasse a resolver esse problema X?

– Como você vai se sentir ao conseguir resolver esse problema X com as minhas orientações?

Todas essas respostas valem ouro! São elas que serão transformadas em novas ideias de conteúdo.

Esse artigo, por exemplo, surgiu dessa técnica:

Eu: Qual é a sua maior dificuldade para produzir conteúdo digital?

Meu aluno: Ter novas ideias de assuntos.

Eu: Como você gostaria que eu te ajudasse a resolver esse problema?

Meu aluno: Com dicas simples para que eu consiga colocar em prática com facilidade.

Eu: O que você realmente quer alcançar com as minhas orientações e dicas?

Meu aluno: Quero decolar no meu conteúdo sem sofrer tanto na hora de criar.

Pronto! As novas ideias de conteúdo muitas vezes surgem assim, do lugar comum e isso é ótimo, pois geram infinitas possibilidades e oportunidades.

Se você quer alcançar um público realmente qualificado nas redes sociais e ter acesso a mais dicas valiosas e simples como essas, conheça o Curso de Produção de Conteúdo Digital.

Eu preparei esse curso online especialmente para te ajudar a decolar cada vez mais a sua criação e disseminar o seu propósito, criando autoridade e construindo conteúdo de valor. Se você deseja conquistar reconhecimento pelo trabalho que faz, esse curso é para você.

Mãos ao alvo e até a próxima!

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Laíze Damasceno

Especialista em Conteúdo Digital, escritora e criadora do Marketing de Gentileza. Te ajudo a conquistar o reconhecimento e a confiança do seu público com estratégias de conteúdo humanizado e autêntico. Acredito que Marketing não é apenas sobre marcas, serviços, produtos ou eventos. É sobre relações humanas. E que criar conteúdo é a melhor forma de deixar o seu legado no mundo. Conte comigo para criar Conteúdo que Gera Confiança!