7 maneiras de potencializar a autenticidade

Na busca por querer agradar a todos e serem aceitas por um determinado grupo, muitas pessoas deixam de ser o que realmente são, fingem gostar de algo que não gostam e subestimam a própria autenticidade, apresentando-se de maneira que não se sentem, de fato, confortáveis.

Esse tipo de atitude gera incômodo e não é sustentável a longo prazo, pelo menos não de forma alegre e honesta. Mais cedo ou mais tarde torna-se insuportável ser o que não se é, pois a melhor forma de estar em conexão com o seu propósito é procurar viver com autenticidade e deixar a sua personalidade aflorar sem medo, insegurança.

É mais simples escrevendo e lendo do que na prática, mas selecionamos 7 dicas de como praticar e passar a demonstrar a sua autenticidade. São elementos como posicionamento, proposta de valor e causas que você defende que te destaca dos outros. Não tem a ver com ser melhor ou pior, mas sim com ter algo diferente e que te faz ser reconhecido de longe.

1 – Mostre o que você realmente é, sem fingimentos

O primeiro passo para a autenticidade é assumir quem você realmente é. Fingir ser algo diferente só traz sofrimento e impede você de contribuir com energia positiva para o mundo. Se alguém não gostar, paciência. O mais importante é que você goste de quem você é.

2 – Expresse o que você realmente pensa

É preciso superar o medo e a insegurança e ter disposição para falar o que pensa, se posicionar. A verdadeira opinião é a mais autêntica, pois é a que expressa quem você é.

3 – Exponha o que está sentindo sem medo de rejeição

Os sentimentos entram neste contexto à medida que são parte determinante da nossa personalidade. Agir de forma autêntica é agir em congruência com como você se sente. Sem receio de ter que esconder uma insatisfação, por exemplo.

4 – Ouça sua intuição na hora de tomar uma decisão

A sua intuição é formada por todo o seu conhecimento e suas experiências que não estão diretamente acessíveis à mente racional. Por isso você pode ter uma intuição de que o melhor é seguir tal caminho e não sabe dizer o porquê. Quando isso acontecer, dê um voto de confiança a esse seu conhecimento autêntico.

5 – Desenvolva convicção e autoconfiança no seu jeito de ser

Para ter autoconfiança comece aceitando quem você é. Está tudo certo. Cada um tem o seu jeito e personalidade. Quando você aprender a ficar confortável com isso e se expressar da sua maneira desenvolverá uma maior convicção de si mesmo.

6 – Lembre-se que agradar os outros não é a prioridade

A maneira mais fácil de perder autenticidade é deixar de ser quem você é para agradar os outros. O mais importante é estar bem consigo mesmo e pensar em se agradar em primeiro lugar.

7 – Evite comparações com outras pessoas

Cada um é cada um. Tem sua história, suas vitórias e derrotas e seu jeito de pensar. Ao ficar fazendo comparações, você pode querer mudar para ser igual a outra pessoa, deixando de ser você mesmo.

Viver com autenticidade exige coragem. Requer que você tenha disposição de assumir a si mesmo e quem você é. Mas uma vez feito isso, as possibilidades de viver com alegria e com contribuições mais significativas para o mundo aumentam.

7 maneiras de potencializar sua autenticidade

Este material foi enviado por Juan O’Keeffe, autor do blog Evolução Pessoal.

Sobre o autor Veja todos os posts Site do autor

Laíze Damasceno

Criadora do Marketing de Gentileza, mentora de Estratégias de Conteúdo Digital e Humanização de Marcas. Eu te ajudo a conquistar o reconhecimento e a confiança do seu público com estratégias de conteúdo humanizado, autêntico e com propósito. Criei o Marketing de Gentileza com a missão de ajudar a humanizar as relações virtuais entre marcas e pessoas. Eu acredito que Marketing não é apenas sobre marcas, serviços, produtos ou eventos. É sobre relações humanas. E que criar conteúdo é a melhor forma de deixar o seu legado no mundo. Conte comigo para conquistar o reconhecimento e o engajamento com o seu público com um Conteúdo que Gera Confiança!