O Vale do Silício tornou-se, ao longo das últimas décadas, o berço de algumas das mais bem sucedidas empresas do mundo. A região é o polo de empresas nos ramos de marketing e tecnologia. São milhares de profissionais pensando diariamente em posicionar melhor que a concorrência nos meios digitais.

A cada ano, diversos hacks de marketing digital são criados ou otimizados com o objetivo de aumentar a efetividade das comunicações e geração de oportunidades de negócios.

Os dados a seguir evidenciam o cenário do comportamento dos consumidores e ações das equipes de marketing:

  • Quase 99% dos consumidores já compraram em loja virtual.
  • 92% dos negócios encontram-se nas mídias sociais.
  • Quase 95% das agências realizam suas ações de marketing com base nas plataformas de web metrics.
  • 71% das empresas já adotaram o marketing de conteúdo.
  • 99,5% das agências utilizam pelo menos uma ferramenta de marketing digital.
  • Quase 70% já usam o SEO como estratégia digital.

As ações de diferenciação são propostas com base nesse cenário que evidencia consumidores mais conectados e empresas mais especialistas em estratégias digitais.

Machine Learning

Uma das principais ferramentas para hacks de marketing digital no momento é o Machine Learning (aprendizado de máquina). É uma metodologia de uso de dados onde os computadores aprendem e tomam ações com base em grandes volumes de dados para, assim, automatizar a construção de sistemas e modelos analíticos.

No Machine Learning os sistemas são capazes de identificar padrões e por consequência, tomar decisões com pouca ou nenhuma intervenção humana.

Para desenvolver bons sistemas de machine learning, é necessário:

  • Escalabilidade
  • Processos iterativos e automatizados
  • Preparação de dados
  • Modelagem em conjunto de dados
  • Algoritmos básicos e avançados

Muitas empresas como Netflix, Amazon, MongoDB e Uber já usam esse método para revelar conexões entre padrões e tomar as melhores decisões para ajustar seus serviços por meio de automatizações.

Essas e outras companhias utilizam, por exemplo, chatbots (assistentes ou agentes virtuais) para gerenciar diversas atividades do marketing como captação de Leads e atendimento ao cliente (SAC).

Sistemas de gestão de conteúdo (CMS)

O Content Management System (CMS) ou Sistema de Gestão de conteúdo é outra ferramenta muito utilizada no mundo digital. Com essa ferramenta, é possível criar, publicar, organizar, e otimizar a produção de conteúdos em sites e blogs de maneira simples.

O principal benefício de um CMS é facilitar o desenvolvimento e manutenção de páginas de forma rápida. O sistema ajuda a alimentar e gerenciar um banco de dados de conteúdo de maneira eficiente.

No infográfico abaixo, apresentamos os principais hacks de marketing digital que estão fazendo a diferença para várias empresas. Esses hacks tornam única a experiência com os consumidores e vão desde aplicações de machine learning até otimizações em processos de produção de conteúdo.

Esses exemplos permitem maior otimização de buscas, geração e captação de leads, aumentando a competitividade de empresas.

Como o mercado de marketing digital está em constante evolução, aproveite para conhecer novas soluções e ferramentas do momento.

Confira o infográfico:

Este material foi enviado por Isabella Brilha, parceira da Udacity, conhecida como a ‘Universidade do Vale do Silício.

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Laíze Damasceno

Ajudo as pessoas a tirarem seus projetos do papel, transformá-los em negócios com propósito e terem reconhecimento público. Sou uma empreendedora entusiasta da Gentileza, com o propósito de inspirar, emocionar e tocar o coração das pessoas. Desenvolvo conteúdo autêntico, sou mentora na construção de marcas autênticas e humanizadas e em estratégias para conquistar a confiança dos clientes no ambiente digital.